Nada sobre o futebol

 Hoje, mais do que tudo, não quero escrever ou destacar fatos DE futebol. Nada de rabiscar sobre feitos grandiosos, casos obscuros que na mente de poucos se transformam em verdadeiras epopéias, semelhante apenas às redigidas na Grécia Antiga, e muito menos metáforas sobre personagens e times que nos cercam nos tempos modernos.

Sinceramente, nem estou olhando para trás ao escrever estas linhas. Portanto, perdoe-me se algo não estiver claro e conciso ou se repetições de palavras ocorrerem inclusive no que lerá a seguir. Na minha concepção – que muitas eu mesmo não entendo, mas aceito por motivos de convivência pacífica comigo mesmo – excluir o futebol das atenções é uma forma de tentar purificá-lo um pouco da virulência que o acomete há tanto tempo. A situação do futebol nos tempos atuais se transforma num espelho quebrado de um passado íntegro.

Não me pergunte o motivo, mas ao invés de falar de amistosos acordados por motivação $$$, transações efêmeras de clube para clube, interesses financeiros esmagando critérios técnicos e acossando pensadores do futebol, numa miríade de exemplos sacripantas, prefiro o nada.

O silêncio até no pensamento………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….Quanto não foi escrito aqui e o esporte das quatro linhas livrou-se de malogros dos quais ele é a principal vítima e a mais indefesa? Não, nada de mais do mesmo ou de tautologia (com o perdão do fugaz momento prolixo) para escrever, evidenciar o negrume que todos já sabem e encharcam os campos por onde a bola rola.

Talvez seja a hora de parar de pensar abruptamente e retomar tudo logo em seguida. Desse jeito, pode ser que a memória revele aquilo que já estava no fundo da mente. Algo valioso, muito, muito mais importante do que vemos hoje em dia.

Quem sabe dessa maneira nós lembramos o motivo que nos fez e faz gostar tanto deste esporte que pode transformar até o mais desprovido da própria vida em mito. E assim, deixemos de falar DE futebol para exaltar e bradar O futebol.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo