Milan: Sempre favorito

Um clichê verdadeiro sobre eles
O ambiente do Milan é a LC. Mesmo tendo 17 títulos na Itália, é na competição continental que o clube de Via Turati se encontra. Nas 51 edições, o Milan esteve em 11 das finais e venceu sete – número só superado pelo Real Madrid, que ganhou nove vezes.

Na pré-temporada
Não dá para ninguém saltar de entusiasmo com o mercado do Milan. Ok, Emerson (Real Madrid) é uma ótima contratação e Alexandre Pato (Inter – BRA) tem tudo para virar um craque, mas um elenco de idade como o milanista precisava de reforços – sobretudo na defesa, onde Maldini, Cafu e Serginho radicalizam a média de idade. No ataque, se tivesse vindo um Ronaldinho e saído um Gilardino, poucas lágrimas escorreriam na ‘curva rossonera’.

Quem é o rival mais encardido?
Mais uma vez, o Milan terá sua rivalidade local transportada para a Europa. Desta vez com a desvantagem da Internazionale ser a campeã italiana, depois de ter vencido os dois dérbis da “Madonina”. Caso se encontrem na LC, o Milan terá de se ver com a sede de vingança da Inter: nos dois últimos embates, deu rossonero’ na cabeça.

O técnico faz diferença?
O histórico do Milan na LC sob o comando de Carlo Ancelotti é estratosférico: em cinco anos, foram quatro semifinais, três finais e dois títulos. O emiliano de Reggiolo desenhou o atual Milan recuando Pirlo para a frente da defesa e criando um meio-campo robusto e técnico. Nomes como o próprio Pirlo, Seedorf, Kaladze e Simic chegaram a Milanello cercados de desconfiança e hoje são bicampeões europeus.

Nisso, eles são bons…
Sem problemas físicos ou de suspensão, o Milan de Ancelotti é um time acostumado à pressão das decisões e é forte em quase todos os setores. A espinha dorsal formada por Nesta-Pirlo-Kaká-Ronaldo é capaz de qualquer coisa num jogo bom e mesmo no banco o técnico tem opções para aumentar a incisividade ou a força de marcação sem sacrificar a qualidade.

…mas nisso, de vez em quando, fazem presepada
A idade média do time (perto dos 30 anos) é alta, especialmente na defesa (onde Maldini, Serginho e Cafu têm todos mais de 36 anos). Serginho e Cafu perderam a robustez física de outros tempos e Maldini volta e meia fica de fora vencido pelas dores no joelho. Dida – como todo brasileiro há de saber – também faz das suas, alternando partidas épicas com saídas de bola bisonhas.

O líder do time?
Provavelmente pela última temporada, o Milan terá a faixa de capitão no braço de Paolo Maldini, o mito recordista de presenças na Série A. Com oito finais de LC e nove títulos italianos nas costas, Maldini é reverenciado até pelos rivais interistas pela força de sua presença. Na importância para o time, no entando, Kaká já é a figura solar do time milanista.

Para se prestar atenção
Nem vamos falar para você prestar atenção em Alexandre Pato, porque você já deve estar careca de saber. Perca tempo para dar uma olhada em Yoann Gourcuff, francesinho que chegou a Milanello sob as comparações inevitáveis com Zidane. Técnico e com grande visão de jogo, Gourcuff joga na mesma posição que Kaká, mas por causa da concorrência do craque brasileiro, está tentando se adaptar a outras funções no meio-campo.

O pesadelo da torcida
Dida é um herói da torcida milanista desde a final da LC contra a Juventus. Mesmo adorado, o goleiro não raro deixa a massa de cabelo em pé quando sai do gol no esquema “vaca louca”. Quando joga com Nesta e Maldini, no entanto, deixa os pesadelos da torcida de lado.

As estatísticas na competição
Em 22 participações, o Milan se sagrou campeão erm sete oportunidades.
108 V 46E 43D.

No dia de abertura da competição, onde se diz que eles podem chegar?
Favorito ao título.

Para as casas de apostas?
9/1 (William Hill, final de agosto)

Ficha

Associazione Calcio Milan
Ano Fundação: 1899
Melhor colocação na LC: Campeão (sete vezes).
Posição no ranking da Uefa: 1o lugar.
Rota para a Europa: quatro lugar no Campeonato Italiano + atual campeão da LC.

GRUPO D
Milan – ITA
Benfica – POR
Shakhtar – UCR
Celtic – ESC

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo