Milan: renovar é preciso

por Henrique Barbosa de Souza

Temporada 06/07. Após um início de temporada hesitante, e com o escândalo do CalcioCaos pesando sobre si, o Milan terminou como campeão europeu pela sétima vez derrotando o Liverpool em Atenas, devolvendo a derrota sofrida na temporada 04/05. No cenário nacional, o time de Milão terminou em quarto lugar no Campeonato Italiano, garantindo a vaga na Liga dos Campeões, e foi eliminado nas semifinais da Copa da Itália pela Roma (que viria a ser campeã do torneio).

Na temporada 07/08, o Milan já se desfez de jogadores como Ricardo Oliveira e Costacurta e trouxe jogadores como Digão e Ibrahim Ba, além do jovem talento brasileiro Alexandre Pato. Se quiser manter o título da Liga dos Campeões e vencer o Campeonato Italiano, o campeão europeu precisa contratar jogadores que venham para realmente acrescentar ao time e não apenas depender de incógnitas.

O Milan é um time que tem como base jogadores que já jogam há bastante tempo juntos. Dida, Nesta, Maldini, Pirlo, Gattuso, Kaká, Seedorf são a espinha dorsal do time italiano. Mas essa base é a mesma há três, quatro temporadas. O time tem jogadores muito experientes, mas que já tem uma certa idade e que não aguentam jogar todos os jogos da exaustiva temporada européia, portanto o Milan necessita de reforços.

No gol, Dida é um excelente goleiro, mas vai completar 34 anos e começa a sentir o peso da idade. Os outros goleiros são Kalac e Fiori. Desses, o mais novo é Kalac, com 34 anos, ou seja, o time precisa de um goleiro jovem e possa substituir Dida à altura, pois Kalac e Fiori não inspiram confiança, e com a saída de Storari falta um bom reserva.

Na defesa, o Milan conta com jogadores como Nesta, Maldini e Cafu, que são ótimos jogadores mas que já passaram dos 30 anos. Na zaga, Nesta, Maldini, Kaladze e Bonera dão conta do recado muito bem, mas desses, apenas o último tem menos de 29 anos. Outros zagueiros como Simic e Favalli são alternativas, mas todos já passaram dos 30. Nas laterais, Cafu, Oddo, Jankulovski e Serginho também têm mais de 30 anos. Na lateral direita, Oddo vem jogando bem, mas na esquerda, Serginho passa quase toda a temporada no departamento médico e Jankulovski avança demais, deixando uma avenida para os adversários. Isto pôde ser percebido claramente na final da Liga dos Campeões, quando as melhores jogadas do Liverpool no primeiro tempo surgiram do lado esquerdo, onde Pennant teve facilidade para avançar nas costas do tcheco. Certamente um lateral esquerdo seria um bom reforço para o Milan.

No meio campo, nomes como Pirlo ,Gattuso, Seedorf e Kaká formam um belo quarteto. De volantes o time está bem, contanto com os excelentes Pirlo e Gattuso e o bom Ambrosini e o razoável Brocchi na reserva, e os dois últimos também já entraram na casa dos 30. De armadores, o time tem o craque Kaká, de 25 anos, e o ótimo Seedorf, com 31, de titulares, mas tem apenas o jovem de 21 anos Gourcuff na reserva, que ainda não mostrou a que veio, apesar de ter tido poucas oportunidades. Outro armador seria um reforço bem-vindo para os milaneses.

Talvez a posição mais carente de reforços, o ataque do Milan tem bons nomes como o craque Ronaldo, o bom Gilardino e Inzaghi, herói da final da Champions League, onde apenas Gilardino tem menos de 30 anos, mas mesmo assim a posição precisa de um atacante de qualidade. A bola da vez é Alexandre Pato, que só poderá jogar pelo clube em janeiro, portanto, mesmo que o jogador do Internacional tinha sido comprado, ainda se faz necessária a contratação de um reforço para este setor, pois Pato viria com o status de promessa, Gilardino é instável e Inzaghi e Ronaldo costumam se machucar na temporada.

Há ainda a possibilidade de jogadores das categorias de base, como Aubameyang e Matteo Darmian, serem integrados ao time principal do Milan, além da volta do irmão de Kaká, o zagueiro Digão, que volta de empréstimo ao Rimini, mas esses jogadores são incógnitas e não devem ser encarados como reforços propriamente ditos e sim como apostas do clube italiano. Outro que tem esse mesmo status é o meio-campista Ibrahim Ba, que inexplicavelmente voltou ao Milan. Mas depositar esperanças em um jogador que vem de passagens pelo futebol árabe parece ser no mínimo arriscado.

Portanto, é necessária a contratação de reforços pelo rubro-negro italiano, que apesar de ter um plantel com bons jogadores, ainda precisa de gente jovem, que em um primeiro momento viria para compor elenco, e em seguida substituir grandes nomes como Maldini e Inzaghi. Nomes como Akinfeev, Julio Baptista e Cassano são jogadores que fariam o elenco do Milan dar um salto de qualidade e poderiam ser contratados com mais facilidade.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo