Mais estatísticas

O colega Caio Maia já discorreu bastante sobre o uso indevido de estatísticas na cobertura esportiva. Pois é a minha vez. Uma matéria do Lance (não menciono os repórteres porque não sei até que ponto eles são realmente responsáveis, pois muitas vezes são obrigados a fazer uma pauta que outra pessoa idealizou) de ontem tentou convencer o torcedor são-paulino que o time atual seria campeão até em campeonatos europeus na temporada passada. Argumento? O aproveitamento de pontos.

Convenhamos, não tem pé nem cabeça. Segundo o levantamento, o São Paulo, com 72% de aproveitamento, seria campeão em França (o Lyon teve 71%), Alemanha (Stuttgart teve 69%) e Espanha (Real Madrid teve 67%). No entanto, o Tricolor perderia em Inglaterra (Manchester United teve 78%), Itália (Internazionale teve 85%) e Portugal (Porto teve 77%).

Algumas considerações:

1) Diacho, sou só eu que acho que não tem cabimento projetar o aproveitamento de um time em outro campeonato, sem considerar que os adversários são 100% diferentes? Ou alguém acha que o São Paulo, jogando o Campeonato Espanhol ou Inglês, teria o mesmo aproveitamento?

2) O pior é que, dos seis países comparados, em apenas metade o São Paulo “seria campeão”. Então, nem dá para fazer muito o oba-oba de “o São Paulo seria campeão na Europa”. Seria em parte. Pode-se dizer que não seria porque o balanço final é de 50%.

Tenho minhas restrições ao Lance, mas nem quero ficar espezinhando o diário (só mencionei o nome porque, outro dia, não mencionei um site e me cobraram). Fui assinante dele por muito tempo e não faria isso se o considerasse desperdício de papel. É só para mostrar como o pessoal precisa pensar melhor no modo de usar os números. Porque há casos em que a interpretação forçada é tão clara que qualquer um percebe.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo