Mais do mesmo

A CBF divulgou no final da tarde de terça-feira o novo regulamento das Séries C e D. Chega a ser piada, mas, na prática, está tudo praticamente igual ao que foi no ano passado.

A Série C terá quatro grupos de cinco clubes e não mais dois de dez, como havia sido anunciado. Classificam-se dois em cada e daí em diante começam as disputas eliminatórias (8/4/2). Os semifinalistas sobem.

A competição sempre foi muito criticada, e com razão, porque algumas equipes disputavam somente seis jogos (eram chaves de quatro) e se despediam do torneio, ficando meses sem calendário profissional. A CBF, então, anunciou que mudaria isso, aumentaria o número de jogos etc etc etc. Mudou, realmente: agoram jogam oito partidas, no mínimo (e ainda excluíram os grupos que se formavam na sequência).

Já a Série D terá dez grupos de quatro clubes, ao invés de oito de cinco como prometeram. Aí começam as eliminatórias, que a CBF ainda terá que explicar como funcionarão, já que o mata-mata não bate com os números divulgados: 20/10/8/4/2. Bizarro. No final sobem os quatro semifinalistas também.

E a história é tão complicada, que a CBF pode se complicar em 2010. Tudo porque os grupos de ambas competições são divididos regionalmente. É de se imaginar que na Série C vão cair os últimos colocados de cada chave. Porém, a entidade não tem como controlar quem vai subir. Ou seja, podem ascender um paulista, um mineiro, um carioca e um gaúcho.

Enfim, uma bagunça desnecessária. Existem fórmulas de disputa muito mais simples e que privilegiam um calendário mais longo. Os clubes pequenos precisam disso. “Ah, não temos dinheiro para bancar todos os times e essa disputa prolongada”. Vindo da CBF, enriquecida com os patrocínios milionários da Ambev (Guaraná Antarctica), Nike, Itaú e Vivo e os amistosos da Seleção negociados por petrodólares, um discurso como esse chega a ser hilário.

Os grupos da Série C já estão aí. A Série D precisa da definição dos campeonatos estaduais ainda.

Grupo A: Rio Branco/AC, Sampaio Corrêa/MA, Luverdense/MT, Águia de Marabá/PA e Paysandu/PA;

Grupo B: ASA/AL, CRB/AL, Confiança/SE, Icasa/CE e Salgueiro/PE;

Grupo C: Gama/DF, América/MG, Mixto/MT, Ituiutaba/MG e Guaratinguetá/SP;

Grupo D: Marília/SP, Marcílio Dias/SC, Criciúma/SC, Brasil/RS e Caxias/RS.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo