Liga Europa: A “nova Copa Uefa”

O gol de Jádson, aos sete minutos do primeiro tempo da prorrogação, que definiu a vitória do Shakhtar Donetsk sobre o Werder Bremen, por 2 a 1, não decretou somente o campeão da Copa Uefa, na temporada 2008/09. Decretou também o fim da própria Copa Uefa. Pelo menos neste nome, já que agora ela volta repaginada, como Liga Europa. Tal mudança fez parte de uma reestruturação do torneio, comandada por Michel Platini, presidente da Uefa, de modo a tentar mudar a fama de “prêmio de consolação” que atingiu o torneio, visto como o único modo de fazer equipes do segundo escalão do futebol europeu conseguirem algum título continental.

Para facilitar a disputa do torneio – e a compreensão do público, o que resultaria em mais audiência -, a fase de grupos tornou-se mais parecida com a da Liga dos Campeões. O número de clubes nela aumentou, de 40 para 48, mas o crescimento possibilitou que, ao invés de oito grupos com cinco equipes, houvessem agora doze chaves, com quatro integrantes cada. Primeiro e segundo colocado de ambas vão para a segunda fase, onde juntam-se aos oito terceiros colocados dos grupos da LC, formando os 32 clubes que se eliminarão em mata-matas, até a final, no dia 12 de maio de 2010, no HSH Nordbank Arena, o estádio do Hamburg, na Alemanha.

Feita a introdução com o regulamento, a lista dos 48 times mostra, no entanto, que a Liga Europa ainda começa sendo motivo de esperança apenas para equipes de países um pouco mais modestos do futebol europeu, como Ucrânia, Rússia, Portugal, Holanda e Bélgica. O campeão Shakhtar Donetsk, no grupo J, tem condições de passar com a liderança, tendo como oponentes Toulouse, Partizan e Club Brugge. Todos devem disputar a segunda vaga na chave, mas franceses e sérvios saem um pouco melhor na situação.

Vice-campeão, o Werder Bremen tem um desafio mais fácil, na chave L. Os Papagaios também têm time para passar em primeiro lugar. Para a segunda posição, o Athletic Bilbao leva mais vantagem sobre Nacional e Austria Viena. Outro grupo que já tem duas equipes com vantagem na disputa é o G: Lazio e Villarreal são superiores a Levski Sofia e Red Bull Salzburg.

Há mais casos de duas equipes que saem na frente na disputa pela classificação à segunda fase: Sporting e Hertha Berlim, no grupo D. Fenerbahçe e Steaua Bucareste, no H. Benfica e Everton, no I. No C, junto do Celtic, o Hamburg tem condições de sonhar com a chegada para a final em casa. O equilíbrio também aparece em alguns grupos. No A, Ajax e Anderlecht levam ligeira vantagem, mas o Timisoara pode surpreender. Roma e Fulham são favoritos, no E, tendo o Basel como possível surpresa.

Ainda em seu começo, de todo modo, a Liga Europa tenta mudar o curso de sua história. E é até possível. Afinal, certo torneio teve de mudar de nome, na temporada 1991/92, para marcar a mudança de sistema e tentar atrair mais atenção. E virou o maior torneio interclubes do mundo.

Veja como ficaram os grupos:

Grupo A
Ajax (Holanda)
Anderlecht (Bélgica)
Dinamo Zagreb (Croácia)
Timisoara (Romênia)

Grupo B
Valencia (Espanha)
Lille (França)
Slavia Praga (Rep. Tcheca)
Genoa (Itália)

Grupo C
Hamburg (Alemanha)
Celtic (Escócia)
Hapoel Tel-Aviv (Israel)
Rapid Viena (Áustria)

Grupo D
Sporting (Portugal)
Heerenveen (Holanda)
Hertha Berlim (Alemanha)
Ventspils (Letônia)

Grupo E
Roma (Itália)
Basel (Suíça)
Fulham (Inglaterra)
CSKA Sofia (Bulgária)

Grupo F
Panathinaikos (Grécia)
Galatasaray (Turquia)
Dinamo Bucareste (Romênia)
Sturm Graz (Áustria)

Grupo G
Villarreal (Espanha)
Lazio (Itália)
Levski Sofia (Bulgária)
Red Bull Salzburg (Áustria)

Grupo H
Steaua Bucareste (Romênia)
Fenerbahçe (Turquia)
Twente (Holanda)
Sheriff Tiraspol (Moldávia)

Grupo I
Benfica (Portugal)
Everton (Inglaterra)
AEK (Grécia)
BATE Borisov (Belarus)

Grupo J
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Club Brugge (Bélgica)
Partizan (Sérvia)
Toulouse (França)

Grupo K
PSV (Holanda)
Kobenhavn (Dinamarca)
Sparta Praga (Rep. Tcheca)
Cluj (Romênia)

Grupo L
Werder Bremen (Alemanha)
Austria Viena (Áustria)
Athletic Bilbao (Espanha)
Nacional (Portugal)

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo