“Levando pau”

– Parabéns, Babbo. Você acertou em cheio com o Olympique. O time pode ser rebaixado na França e você apostou que ele seria o campeão…

– Mas na UCL ele tá bem. Não vem, não.

– Também já esteve melhor. Com aquela defesa é até um milagre ainda estar vivo. O Ricardo Espina escreveu bem na coluna de futebol francês do Trivela.

– Pois é… Às vezes acontece isso. O time se lasca na liga nacional, e dá show em outro campeonato. Para não ir longe, o Liverpool-05. Ou o Milan da Liga dos Campeões do ano passado. Na América do Sul, a dupla jornada até causa situações embaraçosas para grandes clubes. O Palmeiras foi vice da Libertadores-68, e só não caiu no SP-68 por uma história mal contada e mal cheirosa contra o Guarani.

– “Situação embaraçosa” é bem daquela época. Aliás, da sua. E para usar um termo daqueles tempos, e quem é que vai ficar de “segunda época”, de recuperação na Liga dos Campeões?

– Se você diz da turma que fica em terceiro e cai para a Copa da Uefa, ainda está tudo aberto. Até o Liverpool que parecia morto e enterrado ressuscitou contra o Besiktas.

– É. Não tem mais bobos e Bobôs no futebol… Sei… Mas será mesmo que o Liverpool está mais de olho no Inglês que na Liga?

– Como não ganha desde 1990, e a Liga venceu em 2005, não deixa de ter lógica. Mas a equipe não está lá essas coisas nas duas. Esperava bem mais bola do time do Benítez. E menos nos anos em que chegou às finais da UCL. Não acredito que seja uma crise tática. Parece muito mais uma queda técnica. O rodízio também não tem funcionado como antes. Mas, como disse um dia o Amaral, do Palmeiras e do Corinthians: “A esperança é a única que morre”.

– Tá legal… Mas ela morre, né?

– Sim. Como pareceu morto o Dínamo de Kiev contra o Manchester United. O Rooney mandou bem quando disse que não se divertiu no jogo, mesmo com a goleada. Parecia um treino de ataque x defesa. Mais ou menos como a vitória do Barça contra o Rangers. E o pior é que eles iam enfileirando gols e os rivais não saíam de dentro da área.

– Claro, né? Para que perder o jogo e o rumo de casa como o Besiktas? Tem mais é de ficar atrás, fechadinho. Só a imprensa quer goleada. E quando sai, não é por força do grande. É por fraqueza do pequeno. Vocês são duros de agüentar na míRdia.

– Apenas refletimos a vontade do povo… É nossa função.

– Ahn-ran… Falando sério: o Manchester se classifica, a Roma, também. Mas o Sporting, se tivesse caído em outro grupo, poderia ir além…

– Fato. Tem bom time. Bobeia lá atrás, mas é time certinho. Como o CSKA.

– Por que o Vágner Love não faz na seleção o gol que fez contra a Inter?

– Quantas vezes a seleção brasileira joga no contragolpe? Só contra a Argentina, e olhe lá.

– Contra a Holanda, também. Você sempre fala isso.

– Fato. Mas se for contra o PSV, esquece. O time vai mal.

– É a fase. Até o Koeman conseguiu estrear perdendo pro Rosenborg…

– Esse é um time que quero observar melhor. O que não significa dizer que seja um time para ver sempre jogar. O futebol nórdico é digno do estereótipo.

– “Estereótipo” é algum time da Albânia?

– Não. Mas qualquer equipe norueguesa, finlandesa e dinamarquesa é igual. Joga igual. É tudo japon, ops, nórdico. Os suecos, às vezes, fogem do padrão. Aliás, belo texto do BerTiozzinho a respeito do grande Liedholm, que deixou o futebol um pouco mais pobre com a sua morte.

– Eu só vi aquele golaço que fez contra o Brasil, na final de 1958. E já diziam que só tinha perna-de-pau e cadeirudo… Então, tá. Se ele se chamasse Liedholminho, era gênio!!!

– Pois é. Ele, o Skoglund, o Nordahl, Hamrin. Não apenas eles eram donos da casa. Mas tinham um belo time, sim. Com habilidade e técnica incomum. Os pontas eram ótimos.

– Você não vai falar do Chelsea? Até que para um time que perdeu muita coisa sem ganhar tudo, tá indo, né?

– Sim. Mas também é cedo. Aguardemos.

– O Werder Bremen é que não vai na Liga. Mas o mérito é maior da Lazio, em Roma. Um time que está se saindo melhor que a encomenda.

– Tem alguma decepção além do próprio Liverpool e da campanha ridícula do Stuttgart?

– Sinceramente, não. Não tem sido aqueeeela UCL. Mas também não é uma porcaria. Nem com times quaisquer.

– Enrolou e não falou quem vai se classificar e nem quem vai levar pau e cair para a Copa da Ufea.

– Filhão, se não consigo acertar nenhum chute no Brasileirão, vou me poupar na Liga.

– Faz bem. Mas então chuta quem vai cair.

– Goiás. Mas me cobre na próxima semana.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo