León de Huánuco: para impressionar na estreia

Depois de mais de uma década militando na Copa Peru – espécie de terceira divisão peruana, na qual o campeão sobe para a Série A e o vice, para a Série B -, o León se reergueu em grande estilo: logo em sua temporada de reencontro com a elite do país – direito conquistado após o título da Copa Peru 2009 -, conquistou o vice-campeonato, com direito a goleada por 6 a 0 sobre o Sporting Cristal, e garantiu pela primeira vez na história uma vaga na Copa Libertadores.

A façanha deixou os habitantes de Huánuco, município situado na parte central do Peru e com população estimada em 120 mil habitantes, ansiosos para ver o time na principal competição do continente. E quem deverá lucrar com a mais nova atração da cidade é o presidente do clube, o empresário Luis Picón Quedo. Acusado de crimes como sonegação de impostos e venda de órgãos humanos, Quedo busca, através do León, conquistar a simpatia da população local para conquistar seus objetivos políticos, prática similar a de vários cartolas em times do interior do Brasil.

O investimento para a Libertadores foi, dentro da realidade do clube, pesado. O meia colombiano Harrison Otálvaro, que já atuou no Dynamo Kiev e recentemente estava no Huracán-ARG, é o principal reforço e chega para ser o camisa 10 do time. Outros nove jogadores já foram contratados, entre eles o goleiro argentino Sebastián Cuerdo e o zagueiro colombiano Roller Cambindo, que chega para formar dupla de zaga com seu compatriota Luis Cardoza.

Outro reforço sob o qual são depositadas muitas expectativas é atacante panamenho Orlando Rodríguez. Aos 26 anos, ele chega para substituir o colombiano Luis Alberto Perea, artilheiro do time no ano passado com 23 gols, que foi para o Deportivo Quito, assim como o argentino Gustavo Rodas, eleito o melhor jogador do Campeonato Peruano. O centroavante brasileiro Ronaille Calheira, vice-artilheiro do time na temporada passada com 11 gols, viajou à Grécia para fazer testes em clubes por lá, mas segue com o futuro indefinido.

Elenco:

1 – Renzo Lobrano, G (PER)
12 – Sebastian Cuerdo, G (ARG)
21 – Juan Flores, G (PER)

2 – Luis Cardoza, D (COL)
3 – Jorge Araujo, D (PER)
4 – Guillermo Salas, D (PER)
8 – José Cuero, D (COL)
13 – Giuliano Portilla, D (PER)
15 – Renato Zapata, D (PER)
18 – Roller Cambindo, D (COL)
22 – Jair Céspedes, D (PER)
25 – Gianfranco Espinoza, D (PER)

5 – Jean Ferrari, M (PER)
6 – Miguel Cevasco, M (PER)
10 – Harrison Otálvaro, M (COL)
19 – Edwin Pérez, M (PER)
20 – Carlos Zegarra, M (PER)
23 – Victor Peña, M (PER)
24 – Ever Chávez, M, (PER)

7 – Carlos Orejuela, A (PER)
9 – Orlando Rodríguez, A (PAN)
11 – Juan Diego Gonzales Vigil, A (PER)
14 – Carlos Elias, A (PER)
16 – Alfredo Guzmán, A (PER)
17 – Jorge Leiva, A (PER)

Momento histórico do clube:

Goleada do León de Huánuco por 6 a 0 sobre o Sporting Cristal, pelo Campeonato Peruano de 2010

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo