Junior: vivendo altas emoções

Garantido na Copa Libertadores após a conquista do Torneo Apertura 2010 – que na Colômbia é disputado no primeiro semestre, o Junior é a síntese do desempenho do futebol colombiano em nível internacional: teve o seu melhor momento em um brilhareco nos anos 90, quando chegou às semifinais da Libertadores em 1994 e foi eliminada nos pênaltis, viveu um período de trevas, brilhou com o título nacional em 2004 – ano em que o Once Caldas venceu a Libertadores -, caiu de rendimento novamente e agora busca ressurgir.

O desempenho no Finalización, campeonato do segundo semestre no país, preocupa. Sem muitas aspirações, a equipe nadou de braçada e ficou apenas no 14º lugar, com 16 pontos, com apenas duas vitórias e espantosos dez empates em 18 partidas. As fraquezas do time, que no ano passado foi eliminado pelo Racing-URU na Pré-Libertadores, ficaram novamente expostas, e o presidente do clube, o ex-senador Arturo Char, correu atrás de reforços.

Nesse início de ano, chegaram nomes experientes como o goleiro uruguaio Sebastián Viera, que teve bons momentos no Villarreal mas, desde que falhou seguidamente na derrota de sua seleção por 4 a 0 para o Brasil, não conseguiu mais recuperar o bom futebol. O desconhecido brasileiro Anselmo de Almeida chega para formar dupla de zaga com o também contratado Juan David Valencia, e no ataque a novidade é Luis Páez, artilheiro da segunda divisão colombiana pelo Itagüí Ditaires com 20 gols marcados, que fará dupla com o goleador Carlos Bacca.

No meio campo, um velho conhecido de quem acompanha as competições sul-americanas ainda dá as cartas. Trata-se de Giovanni Hernández, meia de 34 anos que conquistou a Copa América de 2001 com a seleção colombiana e foi campeão chileno em 2007 com o Colo Colo. A baixa fica por conta da saída do zagueiro panamenho Román Torres, que foi para o Nacional de Medellín.

Elenco:

1 – Sebastián Viera, G (URU)
12 – Carlos Rodríguez, G (COL)
21 – Wanerge Delgado, G (COL)

2 – Armando Nieves, D (COL)
3 – Anselmo de Almeida, D (BRA)
4 – Sergio Otálvaro, D (COL)
5 – Jhon Valencia, D (COL)
6 – Juan David Valencia, D (COL)
17 – Braynner Garcia, D (COL)
18 – Harold Macías, D (COL)
22 – César Fawcett, D (COL)
23 – Jaider Romero, D (COL)

8 – Julián Barahona, M (COL)
9 – Seherman Sherman, M (COL)
10 – Giovanni Hernández, M (COL)
13 – José Amaya, M (COL)
14 – Wainer Caneda, M (COL)
15 – Jhon Viáfara, M (COL)
16 – Vladimir Hernández, M (COL)
19 – Jossymar Gómez, M (COL)

7 – Alfredo Padilla, A (COL)
11 – Luis Páez, A (COL)
20 – Carlos Bacca, A (COL)
24 – Fredys Arrieta, A (COL)
25 – Víctor Cortés, A (COL)

Momento histórico contra um brasileiro:

Junior x Vélez Sarsfield, jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores de 1994

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo