Janko: Homem-gol do futebol austríaco

O futebol da Áustria não tem sido lá essas coisas nos últimos anos. Apesar de um lampejo ou outro de algum time ou da seleção, o país que já teve um dos melhores esquadrões da história está à margem de países mais próximos, como a Suíça.

Enquanto no cenário externo, a coisa vai mal, em casa tudo vai às mil maravilhas. Estádios lotados, com recordes de público em um futebol sem muitos jogadores de nome. Isso é compensado com nomes como o de Marc Janko, o artilheiro do país na temporada.

Esporte é coisa de família

O esporte, na família do atacante do Red Bull Salzburg, é coisa que vem de família, Sua mãe, Eva, conseguiu uma medalha de bronze no lançamento de dardo nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México.

Janko iniciou sua carreira no Admira Wacker, da cidade de Mödling. O jogador já atraía os olhares desde os tempos em que defendia este clube, devido à sua altura (1,96m) e ao faro de gol de exibia nas partidas.

Depois de algumas temporadas no elenco profissional do Admira, o atacante foi para Salzburg, onde começou bem, mas nunca foi titular efetivo da equipe, principalmente durante a era Giovanni Trapattoni, devido a lesões e ao fato de Alexandre Zickler ser o preferido do treinador para o ataque.

A mudança

Quando Co Adriaanse chegou ao Red Bull, viu em Janko o atacante que precisava para sua equipe crescer em campo. O resultado vem sendo mostrado na atual temporada, em que Janko começou logo com cinco gols em duas partidas.

O desempenho se tornou melhor a cada partida e ele já atingiu a marca de 30 gols na atual temporada, sendo o artilheiro da Europa até aqui. Para sua equipe, foram cinco “hat-tricks” (jogos em que marcou três gols) no Austríaco.

Tudo isso tem sido suficiente para manter o time de Salzburg na ponta da tabela da Bundesliga da Áustria, rumo a quem sabe levar o clube longe em alguma competição europeia no futuro, isso se não acabar sendo vendido.

Vida na seleção

Foram poucas as partidas de Janko com a camisa da seleção austríaca, mas neste ano ele já conseguiu se projetar, ajudando seu país a derrotar a França por 3 a 1, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, marcando um gol nesta partida.

Nas Eliminatórias, onde a Áustria ocupa o quarto lugar, Janko já deixou sua marca em duas oportunidades, mantendo vivas as chances de sua equipe brigar pelas vagas na Copa do Mundo da África do Sul.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo