Sem categoria

Iraque é campeão da Copa da Ásia

Devido a sua situação política, o Iraque nem pode ser considerado um país unificado, com sentido de nacionalismo bem definido. Mas o futebol pode dar uma ajuda para que isso ocorra. Neste domingo, a seleção iraquiana superou a Arábia Saudita por 1 a 0 e conquistou, de maneira inédita, a Copa da Ásia.

A vitória foi assegurada com uma cabeçada de Younes Mahmoud, após cobrança de escanteio aos 27 minutos do segundo tempo. O gol fez justiça ao que as duas seleções haviam apresentado em campo, com o Iraque criando diversas oportunidades e a Arábia Saudita esbarrando na forte defesa adversária.

Foi o primeiro título continental adulto conquistado pelo Iraque. Até então, as principais glórias da seleção iraquiana haviam sido de alcance regional: três Copas do Golfo e quatro Copas Árabes. Além disso, os iraquianos têm uma participação em Copas do Mundo (1986) e um quarto lugar nos Jogos Olímpicos (2004).

A seleção iraquiana foi treinada pelo brasileiro Jorvan Vieira. O técnico teve dificuldades na preparação, devido à disputa pelo poder entre os diversos grupos étnicos e religiosos que vivem no Iraque. Após a vitória sobre a Coréia do Sul nas semifinais, um atentado matou 50 torcedores que foram às ruas comemorar a passagem para a decisão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo