Identidade catalã

Não deve ser fácil fazer parte de uma nação sem sentir-se como tal. Isso explica a ânsia da Catalunha em demonstrar seu orgulho próprio, sua identidade. Explica a disputa entre a federação catalã e a federação espanhola sobre o amistoso do dia 13 de outubro entre Catalunha e Estados Unidos.

A seleção catalã depende de autorização da RFEF para disputar suas partidas. Esta autorização habitualmente é concedida às seleções das regiões autônomas para um jogo na última semana do ano, como explica Ubiratan Leal em sua última coluna, mas isso já não satisfaz mais os catalães, que querem um espaço maior no calendário. No entanto, a RFEF não permitiu a realização do jogo contra os EUA.

Barcelona e Espanyol, através de seus sites oficiais, já manifestaram apoio ao pedido catalão e solicitaram expressamente à RFEF que reconsidere. Mas que não se confunda o pedido com um movimento pela independência futebolística da Catalunha, pelo menos por parte dos clubes.

Um campeonato nacional com Gimnàstic, Lleida, Girona e Sabadell não é exatamente uma perspectiva das mais animadoras.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo