Grupo E: Fiorentina

Depois de uma frustrante eliminação na última edição da Liga dos Campeões, a Fiorentina ficou com o esperado discurso para a nova campanha: a experiência com o fracasso anterior pesará como lição aprendida para melhor desempenho.

Eliminada da fase de grupos, terminando na terceira posição atrás de Bayern de Munique e Lyon, a viola conta positivamente com a competência do técnico Cesare Prandelli para não repetir os erros de 2008/09. Pelo seu bom relacionamento com o elenco e com a torcida, o comandante do time parece acertar com apostas como a dupla Adrian Mutu e Alberto Gilardino no ataque. Porém, a ausência mais sentida pela equipe italiana não poderia deixar de ser Felipe Melo, que trazia criatividade ao meio-campo. Outro nome para a frente é o promissor Savio Nsereko, ex-West Ham, enquanto Kuzmanovic foi negociado com o Stuttgart.

Se no quadro europeu a viola deixou a desejar, na Bota os frutos foram devidamente colhidos, e a Fiorentina conseguiu encerrar a última campanha na Serie A na quarta posição – suficiente para a disputa dos playoffs da LC. Tudo leva a crer que, nesta edição as coisas caminhem de maneira semelhante para o time, que irá disputar lado a lado com equipes como Genoa e Roma por uma realidade não muito diferente, senão a da vaga para o torneio europeu outra vez.

A chave sorteada está dentre as mais favoráveis para a Fiorentina, mas não traz todo o conforto e segurança possível. Fora o modesto Debrecen, tido como o perfeito coadjuvante do grupo, o grande Liverpool e o tradicional Lyon aparecem como sombras à classificação viola – como o foi o Bayern na edição anterior, bem como o próprio OL.

O clube inglês é o time a ser batido, e não deverá ter dificuldades em se garantir nas oitavas de final. A briga esperada será entre os italianos e os franceses. A equipe de Prandelli ainda se lembra do amargo gosto da eliminação, proporcionado pelos adversários lioneses, e a promessa é de se fazer valer a experiência da derrota anterior, por uma chance no mata-mata.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo