Grêmio e Inter na Europa

Lucas Pezzini-Leiva nasceu em 9 de janeiro de 1987, em Dourados (MS), e se destacou no futebol jogando pelo Grêmio. Em 2007, o volante foi negociado com o Liverpool por cerca de 9 milhões de euros.

Giuliano Victor de Paula nasceu em 31 de maio de 1990, em Curitiba, e começou a carreira no Paraná. No entanto, foi com a camisa do Internacional que o habilidoso meia apareceu para o futebol nacional, até ser negociado com o Dnipro Dnipropetrovsk, da Ucrânia, por 10 milhões de euros, no início de 2011.

Em comum, além do fato de terem surgido no futebol gaúcho, a ida para a Europa ainda muito jovens. Ambos deixaram o Brasil com 20 anos, mas com destino bem distintos. Enquanto o primeiro conseguiu uma boa transferência para um dos times mais tradicionais do mundo, o segundo acabou no futebol ucraniano, que apesar dos altos investimentos dos últimos anos, ainda é um centro de qualidade bem menor.

Conversei com os dois nesta segunda-feira, no programa Futebol no Mundo da Rádio Estadão ESPN. Lucas rompeu no ano passado os ligamentos do joelho esquerdo, retorna somente agora aos gramados e projeta uma ótima temporada sob o comando de Brendan Rodgers. O volante era o melhor jogador do Liverpool à época da lesão e titular absoluto da Seleção Brasileira. Já Giuliano, campeão da Libertadores de 2010 pelo Inter, ainda não repetiu o mesmo futebol em gramados ucranianos. Tanto é que Mano Menezes o deixou de fora da lista olímpica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo