Garforth: nem parece inglês

Nem parece que é uma equipe inglesa. Camisa amarela, calções e meias azuis, e na página oficial fotos de Sócrates e Careca, jogadores que já representaram o clube. Esse é o Garforth Town, uma equipe da região de Yorkshire, norte da Inglaterra, nos arredores de Leeds. O convite já foi feito a outros atletas brasileiros. Tentaram Zico, Romário, Bebeto e o último deles foi o capitão do penta. Nos últimos meses, o Garforth negociou a contratação do lateral direito Cafu, que não teve seu contrato renovado pelo Milan.

Simon Clifford, diretor, treinador e um dos proprietários do clube, comentou que Cafu irá em abril, para disputar alguns jogos, porém representantes do jogador negam o acordo.

O apaixonado pelo futebol brasileiro pagou algumas dívidas em 2003 para a aquisição do clube, num valor próximo a 483 mil reais. Hoje o presidente é Norman Hebbron.

Clifford é um empresário inglês que ensina futebol para crianças que ainda nem aprenderam a andar, uma escolinha chamada Socatots. Os pais e os filhos embarcam na aventura de descobrir o mundo das formas, das cores e dos números por meio do futebol. A idéia dele é que os futuros jogadores do time amarelo saiam de suas escolhinhas. Um de seus ex-alunos é Micah Richards, zagueiro da seleção inglesa e do Manchester City.

Ele construiu uma série de contatos no Brasil através de sua Socatots. Toda essa amizade com brasileiros começou com Juninho Paulista quando o jogador atuava pelo Middlesbrough.

Há alguns anos, o manager da equipe fez previsões sobre sua equipe, algumas não realizadas. Confira:

2007. Garforth Town estaria na Nationwide Conference – divisão de acesso à Liga profissional e a Premier League.

2009. Time no play-off para subir a primeira divisão. Elenco avaliado em 140 milhões de reais.

2011. Time na segunda divisão, com exposição na mídia no valor de 16 milhões de reais.

2015. Garforth Town promovido à Premier League.

2018. Construção do novo estádio para 35 mil torcedores.

2024. Time classificado para a Copa Uefa.

2027. Campeão da Premier League e exposição da mídia no valor de 29 milhões de reais.

A equipe amadora tem um estádio, Genix Healthcare Stadium, com capacidade para 3000 espectadores. Destes, 300 são sentados e cobertos. A força brasileira na equipe é tamanha, que o maior público do estádio foi de 1385 pessoas na estréia de Sócrates contra o Tadcster Albion, em 20 de novembro de 2004. O nome do estádio é uma homenagem ao patrocinador do clube, uma empresa de clínicas dentárias que apóia o clube desde 2006.

O clube foi fundado em 1964 e atualmente disputa a oitava divisão do futebol inglês, a Northern Premier League. Conhecida como The Miners, a equipe ao ser fundada começou disputando torneios locais aos domingos. Após 12 anos disputando a Elmet Sunday League e a Leeds Sunday League, o time aderiu a Liga West Yorkshire. Passou a jogar não só aos domingos, mas também aos sábados. Foi nesse período, no ano de 1976, que adquiriram um terreno para a construção do estádio, que mais tarde passaria por reforma.

No início da temporada 1981/82, tornaram-se fundadores da Northern Coutries East League – Liga dos Condados do Nordeste -, depois da fusão de algumas outras ligas. Conquistaram alguns bons resultados, mas nada que mereça muito destaque. Clique aqui para ver toda a campanha do Garforth Town desde 1985.

Nas últimas três temporadas tiveram um êxito considerável, conseguindo duas promoções. Saíram da NCE Liga para a Liga UniBond. São divisões amadoras ou semi-profissionais. A equipe está na Unibond First Division North, com 29 pontos em 21 jogos. Ocupa a décima primeira posição. O primeiro colocado é o Halifax Town. 44 pontos em 24 jogos. Ainda não é tudo aquilo que Simon pensou, mas já é um bom começo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo