Fica, Robinho

Durante boa parte do período que Dunga comandou a Seleção, Robinho foi o titular por ter ido à Copa América de 2007, aquela que Kaká e Ronaldinho pediram dispensa. Virou homem de confiança e titular absoluto, mesmo sem jogar bem pelo seu clube – muitas vezes sequer jogava.

Só que os atacantes do Brasil foram minguando. Adriano, titular natural, foi ficando para trás enrolado em mil problemas. Fred entrou em má fase técnica e muitas contusões. Outros jogadores, como Nilmar, Hulk e Grafite passaram pela seleção, sem se firmar. E Robinho foi ficando, fazendo gols, sendo importante naquele time de Dunga que conquistou títulos.

Eis que Robinho foi para o Milan e fez a sua melhor temporada na Europa. Foi importante sem ser protagonista. Virou um coadjuvante digno de oscar no futebol italiano, logo onde ninguém acreditava que ele fosse dar certo. Foi campeão, fez gols e assistências, ganhou a vaga de titular em campo, sem reclamar, apenas sendo o excelente jogador que é.

Robinho é o mais cotado a deixar o time titular da Seleção. E, de fato, não tem jogado bem. Por esse ponto de vista, ele deixar o time parece fazer sentido. Mas há dois aspectos a serem considerados.

O primeiro é que as opções não são adequadas no momento. Elano mudaria muito o jeito do time jogar, além de ser um jogador que não vem apresentando um bom futebol sequer no clube (lembrando que, no Milan, Robinho tem jogado bem). Lucas é ótimo jogador, tem potencial, mas colocá-lo como titular agora é precoce. O garoto mal jogou pela Seleção. É preciso ir com calma e colocá-lo aos poucos.

Segundo, temos que lembrar que o time do Brasil é inexperiente. Entre os titulares do meio-campo para frente, Robinho é o único que passa dos 25 anos. É o segundo em número de jogos (atrás apenas de Lúcio) e é o artilheiro do elenco. Neste momento, com as opções que tem no elenco da Copa América, Robinho tem que ser o titular. É um jogador que pode ser importante para o time. E, assim como o resto dos que foram titulares, merece um pouco de paciência.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo