Falcao: carrasco botafoguense

Às vezes basta um jogo para que a vida de um jogador possa mudar, para o bem ou para o mal. No caso do atacante colombiano Radamel Falcão, o jogo entre River Plate e Botafogo, partida de volta das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Com três gols marcados, o time detonou o Fogão e “iniciou” o momento de crise pelo qual o time carioca se encontra.

Aqueles três gols não são o resumo da carreira de Falcão, que se tornou um dos principais novos talentos dos Millionarios e a aposta colombiana para, finalmente, brilhar na Copa do Mundo.

Nascido em Santa Marta, Radamel Falcão García Zárate ganhou sua alcunha tão brasileira em homenagem ao Rei de Roma, o hoje atual comentarista da Globo, Paulo Roberto Falcão. Seu pai, também chamado Radamel, foi um defensor no futebol colombiano.

Seu primeiro clube foi o Fair Play, uma escola de futebol local, logo depois indo parar nas categorias de base do Millionários, clube da capital Bogotá, mas não durou muito por lá. Com 15 anos de idade, o atacante acabou sendo descoberto por olheiros do River Plate durante uma competição com a seleção colombiana sub-17.

Em Buenos Aires, começou a se destacar nas categorias de base do clube, enquanto estudava Jornalismo. Com 19 anos, fez sua estréia no time profissional, marcando sete gols nos seus sete primeiros jogos. Uma lesão nos ligamentos do joelho direito o tirou de boa parte da temporada de 2005.

Quando voltou, o colombiano demorou a ter a mesma forma, mas quando voltou, mostrou todo o seu futebol. Culminando, claro, nos três gols marcados em cima do Botafogo, na Copa Sul-Americana, e na convocatória para enfrentar Brasil e Bolívia, pelas eliminatórias da Copa-2010.

Caso se pergunte como joga a mais nova jóia cafetera, não se preocupe: ele é um atacante especialista em finalizar com ambos os pés e bastante veloz em campo. E com faro para o gol: já tem 13 gols marcados com a camisa do River Plate e fez dois gols em três partidas com a camisa colombiana. Espera-se muito mais dele, principalmente nestas eliminatórias.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo