Com os consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X, recentemente lançados, a EA Sports se prepara para oferecer uma edição aprimorada do atual Fifa 21 nas novas plataformas. Com lançamento marcado para 4 de dezembro, a versão de nova geração ganhou nesta terça-feira (24) os seus primeiros detalhes.

O momento ainda é de transição, e o Fifa 21 para PS5 e Xbox Series X não trará mudanças tão significativas em relação ao que é visto em PlayStation 4 e Xbox One. Ainda assim, poderemos observar melhorias em algumas mecânicas, visuais e, é claro, nos tempos de carregamento.

Em termos de mecânica, a empresa garante ter acrescentado animações mais realistas, com movimentos de jogadores mais fluidos, aperfeiçoamento na disputa pela bola, com os oponentes se puxando e empurrando, além de uma melhoria na física da bola, com mais pontos de contato com o corpo dos jogadores. Haverá, em geral, “mais toques contextuais humanos, reduzindo movimentos mecânicos e robóticos”, descreveu a EA Sports.

A diferença principal, no entanto, estará no visual: de fios de cabelo bem detalhados a uniformes com textura aprimorada, passando ainda por músculos da perna que se flexionam ao chutar a bola. O jogo terá ainda iluminação e sombreamento mais realistas, além de um upgrade na experiência das cenas.

As novas cinemáticas de pré-jogo vêm também para oferecer uma imersão mais verossímil no ambiente de um dia de jogo: poderemos observar a chegada dos ônibus das equipes, torcedores passando pelas catracas, e jogadores passando pelos corredores do estádio antes de um duelo decisivo.

Em outros momentos, alguns detalhes simples também buscam aprimorar a sensação de estarmos vendo um jogo real: jogadores ajeitando as caneleiras, o cabelo ou gritando por um passe serão comportamentos presentes, destacados pela EA Sports como “humanização sem a bola”.

Por fim, a introdução de uma nova câmera de jogo, simulando o padrão visto nas transmissões de futebol da vida real, é o toque final para uma experiência mais fiel ao que vemos na TV nos finais de semana.

Aproveitando-se do salto em hardware com a nova geração, evidentemente Fifa 21 para PS5 e Xbox Series X terão tempos de carregamento muito mais rápidos. Em uma demonstração, a EA Sports afirma, por exemplo, que será possível ir do menu ao início de uma partida amistosa em apenas dois segundos.

Como outras empresas têm feito com seus jogos, a versão de nova geração de Fifa 21 poderá ser adquirida de forma gratuita por aqueles que já compraram o jogo para Xbox One e PlayStation 4, contanto que a migração seja entre dois consoles da mesma fabricante. A transição manterá ainda o progresso em modos como o Ultimate Team ou o Carreira.