ESPECULAÇÕES | Figurinhas repetidas da semana

Dizem que figurinha repetida não completa álbum. Essa frase foi obviamente criada por quem nunca colecionou um álbum, já que as repetidas são as que mais farão você completar o álbum por serem trocáveis por aquelas que você não tem. A frase é usada para relacionamentos amorosos, deixando a entender que retomar um amor antigo não traz nada de bom. A frase não só é uma bobagem quando se refere a relacionamentos, como também no futebol.

Tanto que Alex Ferguson, por exemplo, não tem o menor pudor de tentar levar de volta ao Manchester United um jogador que passou por lá sem ter tanto brilho, ainda que tivesse qualidades. Gerard Piqué foi aos Red Devils, esteve no grupo que foi derrotado pelo seu time de formação, o Barcelona, em 2009, para onde acabou voltando. Agora, o retorno pode ser para a Inglaterra.

O namorado da Shakira está nos planos dos atuais campeões ingleses para a próxima temporada, depois de uma queda de rendimento que, nos bastidores, abalam o relacionamento do zagueiro com o técnico do Barcelona. Isso porque Pep Guardiola o sacou da equipe, considerando quer alguns problemas do time estão relacionados às más atuações do zagueiro. Assim, o caminho ficaria livre para a sua volta a Old Trafford.

E pode não ser o único reforço do time para a próxima temporada. Um dos mais cotados jovens do mercado europeu, Mario Götze, do Borussia Dormund, já estaria em tratativas para sua transferência para o time de Alex Ferguson. Ao menos é o que diz o seu empresário. Lembrando que o Dortmund já assegurou a chegada de Marco Reus, o que poderia facilitar a saída de Götze.

Só que tem gente que na Inglaterra já espera por uma nova aventura no verão. Depois de um episódio que deixou muita gente insatisfeita, o uruguaio Luis Suárez pode estar preparando as malas para sair do Liverpool. Há rumores que o próprio jogador se sente ofendido pela forma como foi tratado no episódio do (não) aperto de mão com Evra, ele estaria disposto a sair de Anfield.

Há quem diga também que a insatisfação parte não dele, mas do clube, que teria sua imagem manchada pelo episódio e gostaria de negocia-lo. De uma forma ou de outra, já se especula que o Paris Saint-Germain estaria disposto a aproveitar essa oportunidade e pagar uma bolada para levá-lo à cidade luz. Só que quem também pode fazer proposta é o Palermo, que pode tentar aproveitar a confusão, torce para o PSG ser apenas uma especulação, e quer ficar com o uruguaio. 

Na Itália, o técnico do Zenit, Luciano Spalelletti, quer fazer compras. Pede autorização a quem assina os cheques no clube russo para levar alguns reforços. O principal deles é o meia Wesley Sneijder, da Internazionale, que já admite ganhar dinheiro com o jogador. Só que seria preciso uma proposta polpuda, o que nem Manchester United, nem Manchester City foram capazes de fazer no último mercado de inverno, em agosto.

Spalletti não se daria por satisfeito com Sneijder. Outros dois nomes estão na pauta: o atacante Mauro Zárate, emprestado pela Lazio à Inter, mas que não tem conseguido sequer ser titular – o que pode influenciar no seu preço, baixando-o –, e outro atacante, Ezequiel Lavezzi, esse muito valorizado no Napoli. Resta saber o quanto o Zenit quer gastar, já que é quase certa a ida de Milos Krasic por empréstimo da Juventus até o final da temporada. Lembrando que a janela de transferências na Rússia vai até o dia 24 de fevereiro, mas apenas esta última transferência seria feita neste. As demais seriam apenas na próxima temporada.

Uma das especulações mais fortes dessa última semana é a ida do meia Eden Hazard, do Lille, para o Tottenham, da Inglaterra. Primeiro, surgiu a informação que já havia um acordo que levaria o jovem meia belga a White Hart Lane na próxima temporada. Depois, Hazard explicou na TV francesa que não havia acordo nenhum, mas que estaria interessado em jogar no Tottenham. O seu pai, a um jornal belga, confirmou que o jogador quer jogar no Tottenham e prefere a Inglaterra à Espanha, onde só teria a opção de jogar no Barcelona ou Real Madrid para brigar por títulos.

A briga por Hazard tem sido intensa, mas depois desse episódio de troca de carícias publicamente entre jogador e clube, dizem que até o Chelsea, o mais cotado para levá-lo, já desistiu do negócio. E não é a única briga que o Tottenham parece estar em vantagem.

Um dos mais cotados jogadores brasileiros é o centroavante Leandro Damião, do Internacional. O jogador estaria avaliado em cerca de € 25 milhões pelo Colorado e o Tottenham briga pela contratação do atacante com a Internazionale, o Paris Saint-Germain e a Juventus.

Outra contratação que é disputada a tapas é a de John Guidetti, emprestado pelo Manchester City ao Feyenoord e que tem sido destaque da equipe holandesa. Internazionale, Arsenal e Bayern Munique estão de olho no jogador sueco.

Só que nem só de contratações vive o mercado. Arsène Wenger poderia fazer a chamada limpa no elenco na próxima temporada, depois de perder a paciência com a goleada sofrida em Milão para o Milan. Diversos jogadores podem deixar o clube, sendo os mais especulados Theo Walcott, Andrey Arshavin, Marouane Chamakh, Sébastien Squillaci, Tomas Rosicky e Park Chu-Young.

É, porque se figurinha repetida pode sim completar álbum, é porque às vezes precisamos nos livrar delas. E talvez seja assim que Arsène Wenger esteja pensando. Só não vale querer trazer de volta Dennis Bergkamp, Patrick Vieira e Robert Pires, depois do relativo sucesso da volta de Thierry Henry. Segura a onda, Wenger!

Na Alemanha, a limpa também é esperada no Bayern Munique. Três jogadores são dados como certo para deixar o clube. O zagueiro Breno, o atacante Ivica Olic e do meia japonês Takashi Usami. Resta saber quem o Bayern irá enfrequecer na Alemanha para se reforçar e tentar dominar a Bundesliga de novo. Isso se o Borussua Dortmund não sentir o impacto da ausência de Kagawa, mas aí já é outra história…

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo