Sem categoria

Duelo londrino abre temporada

O troféu de prata e a honra de vencer a primeira competição oficial da temporada são tudo o que o vencedor da Community Shield – na prática, a Supercopa Inglesa – leva para casa. Contudo, a disputa entre Chelsea e Arsenal neste domingo é muito simbólica por um sem-número de aspectos. A

O primeiro e mais relevante deles é o confronto entre os técnicos José Mourinho e Arséne Wenger. Os dois não só disputaram o último título inglês até o fim, mas também viram seus clubes envolvidos em várias disputas mais ou menos “psicológicas”, como o assédio dos ‘Blues’ sobre o lateral Ashley Cole, a corrida sobre o meia ganês Essien e o bate-boca sobre a quantidade de jogadores estrangeiros do Arsenal – criticado por Mourinho.

Mas não é só isso.

Desde 1995, esta é a segunda vez que o Manchester United não disputa o troféu (a única exceção foi em 2002, quando Liverpool e Arsenal foram os participantes). Poderia ser somente uma coincidência, mas a série de intempéries que se abatem sobre Old Trafford sugerem que, pela primeira vez em muitos anos, a hegemonia dos ‘Red Devils’ está realmente em xeque, e que a ausência do Manchester na Community Shield pode ser mais freqüente nos próximos anos.

Para um clube condenado a vencer como é o Chelsea, a conquista da Community Shield é também uma obrigação. Mesmo que uma rápida olhada na lista de vencedores revele que, nos últimos vinte anos, somente duas vezes o time que levantou a Community Shield terminou a temporada como campeão. Com contratações como as de Shaun Wright Phillips e a ‘quase’ contratação de Essien, não há argumento para os ‘Blues’ não ganharem tudo, sem dar bola às superstições.

Do lado do Arsenal, o jogo contra o Chelsea tem outra importância. Finalmente, depois de anos de rumores, os ‘Gunners’ poderão ver quanta falta faz o ex-capitão Patrick Vieira, agora na Juventus. O bielorusso Hleb chegou para dar talento ao meio-campo, mas não se sabe se a legião de jovens do Arsenal dará conta de preencher a lacuna deixada pelo francês. E também não se sabe até aonde a liderança do novo capitão – Thierry Henry – será convincente como a de Vieira.

NA TV: ESPN Brasil
11:00 – Community Shield: Chelsea x Arsenal

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo