Sem categoria

Dinamarca vence e manda Portugal à repescagem

A Dinamarca derrotou Portugal por 2 a 1, garantiu a primeira colocação do Grupo H das eliminatórias da Eurocopa e, consequentemente, a classificação direta para a fase final da competição. Jogando em Copenhagen, os dinamarqueses fecharam o primeiro tempo em vantagem e, depois de ampliarem no início da segunda etapa, conseguiram se segurar na defesa. Os portugueses diminuíram apenas nos acréscimos, em linda cobrança de falta de Cristiano Ronaldo.

Apesar do resultado, os lusos asseguraram uma vaga na repescagem. A equipe terminou na segunda posição da chave, empatada em pontos com a Noruega, mas em vantagem no saldo de gols. Os noruegueses venceram o Chipre por 3 a 1.

No Parken Stadion, a Dinamarca balançou as redes logo no terceiro minuto de jogo, mas o tento foi anulado pela arbitragem. Eriksen cobrou falta na lateral e, depois de confusão na área, Michael Silberbauer escorou para as redes. O juiz, no entanto, marcou falta sobre o goleiro Rui Patrício. O gol dos dinamarqueses só veio a ser validado aos 13, com Michael Krohn-Dehli. O camisa 9 avançou pela lateral esquerda, cortou para dentro da área e bateu. A bola desviou no rosto do zagueiro Rolando, tirando Rui Patrício do lance.

O tento acordou os portugueses, que chegaram na área pela primeira vez com Helder Postiga. A cabeçada do centroavante, contudo, acabou defendida sem maiores dificuldades por Sorensen. Outra boa chance portuguesa saiu dos pés de Nani, que driblou pela esquerda e arriscou. A bola, desviada, saiu próxima ao travessão. Aos 21 minutos, Krohn-Dehli teve a chance de ampliar, mas seu arremate acabou indo para fora.

Portugal só voltou a ameaçar aos 37, em chute de Cristiano Ronaldo da entrada da área que Sorensen encaixou. Três minutos depois, o goleiro dinamarquês apareceu novamente, desta vez em remate de Carlos Martins. Aos 42, os Tugas cobraram falta rapidamente e, sozinho dentro da área, Nani mandou por cima do gol a melhor chance de sua seleção antes do intervalo.

O encontro seguiu equilibrado na segunda etapa. Com dois minutos, Bendtner invadiu a área com boas chances e tentou driblar Rui Patrício, mas a defesa lusa se safou. Já aos dez, Nani ajeitou para Carlos Martins, que bateu forte, no meio do gol. Sorensen outra vez conseguiu segurar a bola.

A Dinamarca ampliou a diferença aos 12 minutos. Eriksen lançou Rommendahl pelo flanco direito. O camisa 10 entrou na área e passou para Bendtner, que só teve o trabalho de tocar para o gol.

Depois de sofrer o segundo tento, o time treinado por Paulo Bento avançou ao ataque. Cristiano Ronaldo recebeu na área aos 22, mas cabeceou a bola por cima. Na sequência, Nani errou o alvo mais uma vez. Enquanto isso, os dinamarqueses assustavam em contra-ataques. Eriksen fintou Rolando três vezes antes de finalizar rente à trave.

Portugal insistia nos erros. Aos 35, João Moutinho cobrou escanteio da esquerda e ninguém completou. Na sobra, Raul Meireles bateu firme, para fora. Ainda apostando nos contra-golpes, o time da casa perdeu mais um bom lance de Rommendahl, que invadiu a área sozinho e chutou para bela defesa de Rui Patrício. Aos 43, o goleiro português salvou o terceiro em arremate de Simon Poulsen. Jakob Poulsen ainda mandou o rebote por cima da meta.

O esboço da reação portuguesa só veio no segundo minuto dos acréscimos, em cobrança de falta na intermediária. O chute de Cristiano Ronaldo saiu cheia de efeito e morreu no ângulo, sem chances para Sorensen. Porém, não houve tempo para o empate.

Já em Oslo, os noruegueses começaram bem mais ativos e exigiram três defesas do goleiro Kissas antes de inaugurar o placar. Aos 25 minutos, após cobrança de escanteio, Morten Pedersen mandou para o gol. Nove minutos depois foi a vez de John Carew ampliar. Antes do intervalo, o capitão Yiannis Okkas diminuiu a diferença.

A Noruega conseguiu o terceiro aos 20 minutos da etapa complementar, com Tom Hogli. E a equipe seguiu buscando a goleada. Aos 26 e aos 30, Kissas apareceu em finalizações de Brenne e Carew, mas a diferença acabou mantida até o apito final.

Confira os jogos desta terça-feira pelas eliminatórias da Eurocopa:

Terça, 11/out

Grupo A
Casaquistão 0x0 Áustria
Alemanha 3×1 Bélgica
Turquia 1×0 Azerbaijão

Grupo B
Rússia 6×0 Andorra
Irlanda 2×1 Armênia
Macedônia 1×1 Eslováquia

Grupo C
Itália 3×0 Irlanda do Norte
Eslovênia 1×0 Sérvia

Grupo D
Albânia 1×1 Romênia
França x Bósnia

Grupo E
Moldova 4×0 San Marino
Suécia 3×2 Holanda

Grupo F
Croácia 2×0 Letônia
Geórgia 1×2 Grécia
Malta 0x2 Israel

Grupo G
Bulgária 0x1 País de Gales
Suíça 2×0 Montenegro

Grupo H
Dinamarca 2×1 Portugal
Noruega 3×1 Chipre

Grupo I
Espanha 3×1 Escócia
Lituânia 1×4 República Tcheca

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo