Deportes Tolima: em busca da tragédia alheia

Muita gente dá o confronto corintiano contra o Deportes Tolima, pela primeira fase da Libertadores, como favas contadas. Pouquíssimas pessoas, no entanto, se dão ao trabalho de pesquisar um pouco sobre o time colombiano. Se o fizessem, saberiam que o Tolima foi o time que mais somou pontos no Campeonato Colombiano em 2010, só foi eliminado da última Copa Sul-Americana nas quartas de final pelo campeão do torneio, Independiente, após dois empates, e que tem como melhor resultado em Libertadores uma semifinal, em 1982, em fase de grupos.

Obviamente o Corinthians é favorito, mas o Deportes Tolima não pode ser ignorado. Em casa, no estádio Manuel Murillo Toro, na cidade de Ibagué, localizada no departamento de Tolima, os Pijaos, como são conhecidos, têm bastante força. Em sua última participação na fase de grupos da Libertadores, por exemplo, em 2007, bateu o Grêmio por 1 a 0.

A equipe perdeu alguns jogadores importantes do ano passado para cá, como o meia argentino Rodrigo Marangoni, e trouxe reforços apenas medianos, caso do atacante paraguaio Pablo Giménez, com passagem pelo Atlético Mineiro. Do Paraguai, aliás, vêm os únicos estrangeiros do time: contam também com o goleiro Antony Cano, o meia Luis Alberto González e o atacante Roberto Carlos Acosta.

A equipe comandada pelo técnico Hernán Torres conta com os gols do atacante Wilder Medina, de 29 anos, artilheiro do Torneo Finalización na Colômbia em 2010, para sonhar com a classificação para a fase seguinte. A imprensa colombiana sabe das dificuldades e classificou o Corinthians como um “obstáculo gigante” que o Deportes Tolima terá que superar. Mas não fala em missão impossível.

Elenco:

1 – Janer Serpa, G, (COL)
12 – Antony Silva, G, (PAR)
22 – Alejandro Botero, G (COL)

2 – Julián Hurtado, D, (COL)
3 – Yesid Martínez, D, (COL)
5 – Yair Arrechea, D, (COL)
6 – Enrique Vallejo, D, (COL)
18 – Marlon Piedrahita, D, (COL)
20 – Davinson Monsalve, D, (COL)
23 – Wilmer Díaz, D, (COL)
24 – Félix Noguera, D, (COL)

4 – Hamilton Alexander Acuña, M, (COL)
7 – Luis Alberto Closa, M, (PAR)
8 – Gustavo Bolívar, M, (COL)
10 – Elkin Murillo, M, (COL)
14 – Mike Campaz, M, (COL)
17 – Christian Marrugo, M, (COL)
21 – Diego Chara, M, (COL)
25 – Jhon Fredy Hurtado, M, (COL)

9 – Roberto Gamarra, A, (PAR)
11 – Pablo Junio Giménez, A, (PAR)
13 – Rafael Castillo, A, (COL)
15 – Wilmer Parra, A (COL)
16 – Danny Santoya, A, (COL)
19 – Wilder Medina, A, (COL) 
 

Momento histórico na Libertadores contra um brasileiro:

Na Libertadores de 2007, pela primeira fase, o Tolima bateu o Grêmio por 1 a 0 em Ibagué

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo