Cuca e Caio Júnior

Qualquer analista bem intencionado enxerga no São Paulo de hoje a evolução de um trabalho que começou com Cuca. O modelo da equipe sem grandes craques, porém batalhadora e confiante, foi montado com base no trabalho e em muitos dos jogadores que o atual técnico do Botafogo levou ao Tricolor quando passou por lá.

Não que o trabalho de hoje seja o que era aquele. É, como se disse no início, uma evolução daquele. Evolução a que o próprio Cuca, se tivesse continuado, dificilmente teria chegado. Porque, naquele momento, não estava ainda maduro para conduzir um projeto daquela dimensão. O São Paulo, ao perceber isso, trocou de treinador, e o resto da história já se conhece.

Um paralelo pode ser traçado no que se refere à situação de Caio Junior no Palmeiras. Considero Caio Junior um dos grandes nomes da nova geração de treinadores. Um cara sensato, humilde, que se prepara, estuda futebol, enfim, o que a maioria esmagadora não faz. Pode ser, entretanto, que ainda não esteja pronto para levar este projeto do Palmeiras ao “próximo nível.” Muitas vezes, sinto que falta atitude ao ex-treinador do Paraná, que parece apostar muito no modelo “amigo dos jogadores”. Funcionou no Paraná, funciona por vezes no Palmeiras, mas é um modelo muito sujeito a arrebentar em caso de crise.

Cuca saiu do São Paulo e só evoluiu, assim como a equipe, e é hoje um treinador melhor, porque ganhou experiências importantes – inclusive a de “fracassar” no Tricolor. Pode ser que Caio Junior precise passar por isso também.

Diferentemente do Sâo Paulo, entretanto, que teve a sorte de ver Leão pedir demissão quando ainda estava no prazo de validade, o Verdão pode ter dificuldade em arrumar um treinador que leve adiante o projeto. São poucos os nomes que poderiam, como Mano Menezes, e é difícil imaginar que trocariam suas atuais porsições por um Palmeiras ainda instável. Ao contrário do que acontecia com o São Paulo quando Cuca saiu.

É algo que a diretoria palestrina tem que considerar quando pensar na renovação do contrato de Caio Junior.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo