Corrida pelos potes

O ranking da Fifa divulgado nesta quarta-feira dá uma boa noção da corrida pelos melhores potes no sorteio das eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2010. É o penúltimo ranking antes da definição dos grupos, prevista para o dia 23 de novembro. Já se sabe que a classificação de seleções da Fifa, que considera o desempenho dos últimos quatro anos, será usada para dividir os potes.

Entre as grandes seleções, a mais ameaçada de não ser cabeça-de-chave é a Inglaterra, atualmente correndo sério risco de não se classificar para a Eurocopa-2008. Os ingleses ocupam a 11ª posição no ranking da Fifa, a nona melhor entre os europeus. Assim, estão no limite do pote 1, que distribui os cabeças dos nove grupos.

A Inglaterra tem ameaçada até a soberania entre as seleções britânicas, já que a Escócia vem forte e ocupa a 13ª posição, sendo a 11ª européia. Uma vitória dos escoceses sobre a Itália no dia 17 de novembro, combinada a um tropeço inglês diante da Croácia no dia 21, pode mudar o comando entre as “Home Nations”.

De qualquer forma, a Escócia já deu um grande salto. Foi pote 4 no sorteio da Eurocopa, e hoje seria pote 2 no da Copa do Mundo. Vale lembrar que a posição dos cabeças-de-chave é especialmente importante na corrida para 2010, já que nenhum segundo colocado terá vaga automática – os oito melhores segundos disputam as quatro vagas em play-offs, e o pior segundo nem isso.

Merece destaque ainda a ascensão de Liechtenstein, que tem possibilidades de não ficar no pote mais fraco.

Veja como seriam os potes se o sorteio fosse hoje:

Pote 1: Itália, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, Rep. Tcheca, Croácia e Inglaterra;
Pote 2: Romênia, Escócia, Grécia, Rússia, Polônia, Noruega, Ucrânia, Suécia e Sérvia;
Pote 3: Turquia, Dinamarca, Irlanda, Bulgária, Irlanda do Norte, Israel, Suíça, Finlândia e Hungria;
Pote 4: Bósnia, Eslováquia, Bélgica, Chipre, País de Gales, Moldávia, Albânia, Geórgia e Macedônia;
Pote 5: Eslovênia, Islândia, Armênia, Letônia, Áustria, Lituânia, Belarus, Azerbaijão e Liechtenstein;
Pote 6: Cazaquistão, Estônia, Malta, Luxemburgo, Montenegro, Andorra, Ilhas Faroe e San Marino.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo