Com Neymar, a tranquilidade volta

A pressão por que passava Mano Menezes atualmente era muito mais leve do que a suportada por outros técnicos ao longo da história da Seleção Brasileira. Para começo de conversa, Dunga teve de aguentar bem mais coisas do que Mano – sem contar a paciência hercúlea que outros técnicos tiveram, como Parreira, em 1994.

Mas era inegável: havia um sentimento desagradável pelo rendimento que a equipe havia oferecido até aqui. Principalmente por não ter conseguido vencer os dois amistosos mais fortes que teve até aqui. Portanto, a partida contra a Escócia trazia uma necessidade de reação, de vitória, para não transformar o desconforto numa desconfiança bem maior.

Evidentemente, o favoritismo existia, já que o time escocês é francamente inferior. E foi sacramentado de modo fácil, sem correr riscos durante os 90 minutos. E tanto mais fácil a partida ficou quanto mais se viu Neymar jogar. Pode-se discutir, obviamente, o caráter psicológico do jogador, suas atitudes, tudo isso. O que já não é mais possível discutir é sua habilidade.

Pode-se dizer que os europeus ainda não a conheciam muito bem – o amistoso contra os Estados Unidos, em que o atacante do Santos também brilhou, foi na madrugada do continente. Mas hoje o conheceram. E do melhor modo possível: Neymar monopolizou as ações de ataque, exibiu muito mais inspiração do que Leandro Damião (que se esforçou bastante), enfim, deu razões para os elogios avassaladores da imprensa europeia após a partida.

Mas houve outros destaques. A partir de sua entrada, Lucas também exibiu muita personalidade, criando boas jogadas individuais. No meio-campo, Lucas e Ramires se credenciam, cada vez mais, como uma ótima dupla. E a defesa mostrou a segurança já conhecida.

Enfim, se havia algum desconforto, ele acabou. Pelo menos até o amistoso contra a Holanda, outro peso-pesado, Mano Menezes voltou a ter seu trabalho nos trilhos. Por obra e graça de seus comandados. Principalmente de Neymar.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo