Capello: viciado em vitórias

Fábio Capello é um daqueles treinadores que mal é lembrado por aquilo que fez como jogador. Não por ter sido um jogador medíocre, ou algo parecido. Mas sim, pelas vitórias, conquistas e seu estilo pragmático de comandar suas equipes.

Capello nasceu em junho de 1946 numa cidadezinha perto de Pieris. Começou a carreira no Spal aos 18 anos. Meio campista defensivo de bom toque, Capello permaneceu três temporadas no seu clube de formação até se transferir para a capital, onde alinhou pela Roma. Lá conquistou seu primeiro título importante na carreira. A Copa da Itália, logo no seu ano de despedida.

Da capital para Turim. Da Roma para a Juventus. Fábio jogou durante sete anos. Por lá conquistou três títulos do campeonato italiano. Foi na Juve que o ex-jogador atingiu seu principal momento. Foi convocado pelo treinador da seleção italiana, Valcareggi, para disputar a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha. Capello disputou os três jogos e marcou um gol. Ao todo foram 32 jogos pela Itália e 8 gols.

Aos 30 anos, se transferiu para o Milan, onde conquistou novamente a Copa da Itália e dois anos depois o Campeonato Italiano. Encerrou a carreira aos 34 anos. Logo depois se tornou treinador e…

O treinador

Capello é hoje um dos principais treinadores europeus da atualidade. Já trabalhou nas principais equipes do mundo. Milan, Juventus, Real Madrid, etc. Venceu na Espanha, na Itália e agora espera alcançar o sucesso na Inglaterra.

O Italiano aceitou o convite da Federação Inglesa logo após o treinador Steve Mclaren ter sido demitido do cargo. O English Team não conseguiu a classificação para a Eurocopa. A pressão e grande e vem de todos os lados, até mesmo do presidente da FIFA, Joseph Blatter.

“Acho um pouco surpreendente que no berço do futebol se ignore um princípio sacrossanto, segundo o qual um selecionador nacional deve ser da mesma nacionalidade dos jogadores. É necessário falar a mesma língua”, palavras do presidente em entrevista a BBC.

No dia sete de janeiro, Capello cumpriu seu primeiro dia de trabalho. Ele tem acompanhado alguns jogos da Premier League e da FA Cup. Seu contrato vai até dia 2012. A expectativa é pela convocatória de Beckham. Quando treinava o Real, ele afastou o jogador. Beckham nem era relacionado para algumas partidas. A estréia do italiano está marcada para o dia seis de fevereiro, contra a Suíça.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo