Bayern: O time a ser batido

por Henrique Barbosa de Souza

Na temporada passada, vimos o Bayern passar por momentos de crise. A eliminação em casa na Liga dos Campeões, e a decepcionante quarta colocação na Bundesliga (pior classificação do clube nos últimos anos, e que teve como consequencia o time ter ficado de fora da UCL nessa temporada e ser obrigado à disputar da Copa da Uefa) fizeram o clube de Munique dar início a um processo de renovação.

Felix Magath foi o primeiro a sair. Ainda na temporada 07/08, o treinador deixou o clube em fevereiro deste ano para a entrada de Ottmar Hitzfeld, velho conhecido dos bávaros, pois já havia sido técnico do Bayern na temporada 03/04. Mesmo assim, a troca de comando não foi suficiente para evitar que o clube fosse mal no campeonato e perdesse a vaga na Champions League. Então, no período de transferências o Bayern saiu às compras.

Primeiro trouxe o meia argentino Sosa (ex-Estudiantes), o meia -atacante alemão Schlaudraff (ex-Alemania Aachen) e o versátil Hamit Altintop (ex-Schalke 04). Depois vieram o lateral-esquerdo da seleção alemã Jansen (ex-Borussia Monchengladbach) e as três melhores contratações do clube nessa temporada, o francês Ribéry (ex-Olympique Marselha), o alemão Miroslav Klose (ex-Werder Bremen) e o italiano Luca Toni (ex-Fiorentina). Por fim, o time trouxe Zé Roberto (ex-Santos) de volta, gastando cerca de € 70 milhões.

Com esses novos reforços, foi necessário enxugar o elenco e o Bayern o fez: vendeu Hargreaves por 25 milhões para o Manchester United, e também vendeu a maioria dos atacantes antigos: Makaay (Feyenoord), Santa Cruz (Blackburn) e Pizarro (Chelsea). Outros que também deram adeus ao clube foram Salihamidzic (Juventus), Ali Karimi (Qatar SC) e Mehmet Scholl (encerrou carreira). Além desses, o lateral Gorlitz foi emprestado ao Karlsruhe.

Logo que a temporada atual começou o Bayern já deu mostras do que pode fazer. Ganhou a Copa da Liga sem esforço, vencendo adversários como Werder Bremen, Stuttgart e Schalke 04. Já na Bundesliga venceu as três primeiras partidas facilmente, com direito a uma goleada fora de casa contra o Werder Bremen (4 x 0). Depois empatou com Hamburgo e Schalke por 1 x 1. E na última rodada goleou o Karlsruhe por 4 x 1. E na Copa da Uefa venceu o Belenenses por 1 x 0 no jogo de ida.

Esses resultados já demonstram que, nas competições que disputa, o Bayern é franco-favorito e tem tudo para vencê-las no piloto automático, pois tem um elenco bem mais completo do que seus concorrentes. Na Bundesliga, o time já é líder com 14 pontos. Os destaques do time são os mesmos do campeonato até agora. Ribéry é o melhor da Bundesliga até o presente momento, e Klose é o artilheiro do torneio com 5 gols, seguido de perto por Luca Toni, com 4.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo