Bayern: Início confiante

por Renan Falcão

Grandes contratações, a ausência da Champions League, uma certa indefinição para o cargo de técnico, e o mais importante, a soberania em terras germânicas colocada em xeque. Definitivamente essa pré-temporada foi atípica em Säbener Strasse.

Com a manutenção de Ottmar Hitzfeld no comando do time a principal pergunta surgiu: como montar um time com estrelas internacionais como Franck Ribéry, Luca Toni e Zé Roberto, jogadores da Nationalmannschaft [Klose, Lahm, Jansen, Schweinsteiger], jovens promessas [Ottl, Lell, Wagner, Kroos] e membros importantes da equipe nas últimas temporadas [van Bommel, van Buyten, Lúcio, Sagnol, Kahn]?

O time não repetiu ainda a mesma escalação, mas tem como principal característica o jogo rápido e de movimentação pelas pontas, usando a versatilidade de Ribéry, Lahm, Schweini e Altintop, além do apoio dos volantes, Zé Roberto e van Bommel. Na frente Klose e Toni aproveitam as bolas alçadas para a área.

O fato é, que Hitzfeld ainda não teve a oportunidade de utilizar todo o seu elenco. Jan Schlaudraff chegou ao clube após uma cirurgia de hérnia de disco, Sagnol se recupera de lesão no joelho, Toni, Klose e Jansen também tiveram seu tempo no Departamento Médico.

Esse é um dos motivos do desempenho apresentado pelos bávaros até agora. Contra adversários com defesas frágeis [Hansa Rostock e Hannover] ou mais ofensivos [Werder Bremen] a qualidade técnica individual de seus jogadores, se destacando o novo camisa 7, o 'Scarface' Ribéry e o turco Hamit Altintop, se sobressaiu de forma avassaladora. Dez gols a favor e nenhum contra em 3 partidas. Porém, contra defesas bem postadas [HSV] ou times extremamente retrancados [Wacker Burghausen, pela DFB Pokal] os 'Roten' sentiram a falta de entrosamento, principalmente na parte ofensiva, setor em que houve a maior modificação.

No final, o saldo é positivo. A liderança na Bundesliga, aliada aos tropeços de Schalke 04 e Stuttgart, forma um horizonte ainda tranqüilo para o resto da temporada, incluindo a Copa da UEFA e a DFB Pokal. E o mais importante, o desejo que esses jogadores formem um time a altura da história do clube.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo