Barcelona goleia América

Em dia inspirado, o Barcelona garantiu presença na final do Mundial de Clubes da Fifa. Nesta quinta-feira, o time catalão derrotou sem dificuldades o América por 4 a 0 e agora enfrentará o Internacional no domingo, na decisão do título. Apesar da intensa chuva em Yokohama, o Barça impôs seu ritmo de jogo, com um bom toque de bola.
Coube ao América a primeira boa chance da partida. Aos cinco minutos, Fabiano lançou para Claudio López no meio da zaga do Barça. No entanto, o argentino se atrapalhou na hora de concluir e mandou a bola para fora. Depois do susto, a equipe blaugrana acordou e logo ficou em vantagem.
Cinco minutos depois, Ronaldinho deu um belo passe de calcanhar para Iniesta, que tocou para Gudjohnsen. O islandês bateu no canto esquerdo do goleiro Ochoa. Após o gol, o Barcelona relaxou um pouco e quase levou o empate. Aos 19, Cabañas cobrou falta no canto, mas Valdés espalmou pela linha de fundo.
Os ‘blaugrana’ ampliaram a vantagem aos 28. Deco cobrou escanteio da esquerda e Rafa Márquez desviou de cabeça para as redes. Com os 2 a 0, o Barça dosou o ritmo e tratou de administrar a vantagem parcial.
No início do segundo tempo, o atual campeão da LC teve uma boa chance para definir a partida. Após uma cobrança de escanteio, Ronaldinho bateu rasteiro, Ochoa defendeu com dificuldade e a zaga das Águias afastou. No entanto, o camisa dez coroaria sua boa atuação aos 20 minutos. Giuly recebeu passe de Xavi na direita e bateu forte. Ochoa espalmou para o meio da área e a bola caiu nos pés de Ronaldinho, que teve tempo para dominar, ajeitar e chutar fora do alcance do goleiro para fazer o terceiro.
Com toques rápidos e algumas jogadas de efeito, o Barcelona envolveu o América, que tentou ameaçar nos contra-ataques. O time mexicano, cujo ataque ficou diversas vezes em impedimento, deu pouco trabalho para Valdés. Para completar a exibição de gala do clube espanhol, em outra rápida jogada de ataque, Ronaldinho rolou para Deco acertar um belo chute da entrada da área e marcar o quarto, aos 38.
Nos acréscimos, Ronaldinho esteve perto de balançar as redes mais uma vez. No entanto, seu chute por cobertura acertou o travessão. Nem precisava marcar; o convincente triunfo estava garantido
Confira os próximos jogos do Mundial de Clubes da Fifa:
Decisão do 5º e 6º lugares
Sexta, 15/dezembro – Tóquio
Jeonbuk x Auckland
Decisão do 3º e 4º lugares
Domingo, 17/dezembro – Yokohama
Al Ahly x América
Final
Domingo, 17/dezembro – Yokohama
Barcelona x Internacional