Anyukov: um dínamo na defesa do Zenit

Na final inesperada da Copa Uefa, Zenit e Rangers contavam com poder levantar um troféu que parecia fadado a um dos “grandes” que estavam na competição, como Bayern de Munique e Fiorentina – só para citar dois, eliminados exatamente pelos finalistas.

Em um elenco de nomes desconhecidos do grande futebol, muitas promessas, como o atacante Pogrebnyak, o meia-atacante Arshavin e o centroavante Kris Boyd, um deles se destacou na conquista russa. O lateral-direito Alexander Anyukov foi fundamental para o esquema russo e deve aparecer nas listas de compras dos clubes europeus num futuro próximo.

Aos 25 anos, Anyukov vive o melhor momento de sua carreira. Titular absoluto do Zenit St. Petersburg, ele foi fundamental na conquista do último Campeonato Russo e da Copa Uefa. Revelado pelo Krylya Sovetov, onde estreou na Premier Liga com apenas 18 anos, chegou à São Petersburgo em 2005 e desde então se tornou unanimidade.

O defensor começou a chamar a atenção ainda na última Eurocopa. Então jogando pelo time de sua cidade, o Krylia Sovetov. Lateral muito forte no ataque, é uma das principais armas do Zenit, mas deixa a desejar na marcação. Não chega a ser um jogador técnico, mas é bem eficiente no apoio. Ele também pode jogar como externo direito de meio-campo, embora seja normalmente utilizado mais recuado.

Na seleção russa, sob o comando de Guus Hiddink, depende muito do esquema tático adotado para jogar. Quando a equipe joga no 4-4-2, começa como titular, já quando o 3-5-2 é utilizado, Hiddink prefere jogadores mais fortes na defesa. De qualquer modo, será de vital importância na próxima Eurocopa.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo