Sem categoria

Alemanha e Dinamarca ganham vagas extras na Copa Uefa

Alemanha e Dinamarca terão um representante extra na próxima edição da Copa Uefa. Nesta terça-feira, os dois países foram sorteados pela entidade com base em seu rankig de ‘fair play’.

Na semana passada, a Uefa havia confirmado uma vaga extra à Inglaterra no torneio interclubes. O país terminou na liderança do ranking. A entidade definiu os outros dois agraciados em sorteio realizado em Manchester, local da final entre Zenit St. Petersburg e Rangers.

Além de Alemanha e Dinamarca, outros cinco países participaram do sorteio: Noruega, Suécia, Finlândia, Espanha e França.

O ranking de ‘fair play’ levou em consideração partidas disputadas entre 1° de maio de 2007 e 30 de abril de 2008. Apenas as federações nas quais houve um mínimo de 34 jogos disputados nesse intervalo participaram dessa lista. Foram analisados confrontos em competições organizadas pela Uefa, tanto por clubes como por seleções. O coeficiente final se baseia em critérios como jogo positivo, respeito ao adversário e ao juiz, comportamento da torcida e de dirigentes, assim como advertências e expulsões.

Para definir a equipe classificada para a Copa da Uefa sob este critério, as federações devem obedecer ao ranking de ‘fair play’ de seus respectivos campeonatos nacionais. Se o primeiro colocado já tiver uma vaga garantida em competições européias, o segundo herdará a vaga, e assim sucessivamente até se definir um clube. 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo