A volta do camisa 10

Uma matéria publicada nesta quarta no site da Gazzetta dello Sport levanta uma questão interessante sobre o planejamento tático dos clubes italianos para esta temporada: os principais candidatos ao título apostam na figura do “trequartista”, o “camisa 10” que faz a ligação entre meio-campo e ataque.

O caso mais claro é o da Juventus, que mudará totalmente seu esquema de jogo para acomodar Diego, principal reforço da equipe para a temporada. Ele será a ponta mais alta do losango do meio-campo, que terá Felipe Melo mais recuado.

Na campeã Inter, José Mourinho se rendeu ao 4-3-1-2 já durante a última temporada, depois de insistir sem sucesso no 4-3-3. É verdade que parte do fracasso do esquema se devia às más atuações individuais de jogadores como Quaresma e Mancini, mas só quando passou a jogar com um trequartista a equipe se achou. Por isso, o técnico português faz tanta questão de encontrar o nome ideal para a função (Deco? Sneijder?).

A exemplo de Mourinho, Leonardo se apresentou no Milan disposto a fazer funcionar um 4-3-3 – mas não tem as peças para isso, já que faltam os pontas. O resultado foram más atuações e maus resultados na pré-temporada. Ele já parece mais disposto a usar Ronaldinho na ligação, e não na esquerda, com o ataque formado por Pato e mais um reforço tão esperado.

A Fiorentina foge um pouco à regra por não ter esse “número 1” no esquema, mas o papel será de certa forma exercido por Mutu, que deve jogar recuado em uma linha de três com Marchionni e Vargas pelos lados. A vantagem desta formação (4-2-3-1) é não depender tanto do apoio dos laterais para abrir o campo e alargar a defesa adversária.

Quem faz o caminho inverso é a Roma, que tem se preparado em um 4-4-2 que vira 4-2-4 com a bola nos pés. Luciano Spalletti aposta em Totti mais próximo do gol e no avanço dos meias externos.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo