A vitória que faltava

O Real Madrid de Mourinho conseguiu o que necessitava: uma vitória maiúscula para provar que está no mesmo nível do magnífico Barcelona de Pep Guardiola. Não foi excessivamente defensivo, fez seu jogo e, sobretudo, fez por merecer o resultado. Ainda que eu aprecie mais o estilo de jogo dos catalães, é preciso admitir: mesmo dentro do Camp Nou, os merengues jogaram mais.

Nem a posse de bola servirá para justificar o jogo blaugrana desta vez. Ao longo de todo o primeiro tempo, o Real Madrid foi mais time, tanto no ataque quanto na defesa. Exceção feita ao lance de Xavi, todas as outras boas oportunidades de gol foram do time da capital. Foram oito finalizações e, além do gol, duas defesas fantásticas de Valdés – do outro lado, Casillas também teve seus méritos, cabe ressaltar.

Na segunda etapa, coube aos blancos fazer o jogo que lhes era conveniente. E o Barcelona pecou mais uma vez em um problema recorrente ao longo da temporada: o número excessivo de arremates errados. Foi assim contra o Chelsea, embora não seja um pecado exclusivo dos grandes jogos do time na temporada e nem mesmo das derrotas.

Já no duelo particular da noite, melhor para Cristiano Ronaldo. O português foi bem mais incisivo que Lionel Messi, encarcerado pelo sistema defensivo do Real Madrid e, pasmem, pela boa atuação de Pepe, que desta vez deixou a violência excessiva de lado. No lance do gol, além do passe preciso de Özil, o português aproveitou bem o espaço deixado pelo sistema defensivo com três zagueiros do Barcelona, executando um contra-ataque mortal.

A vitória é a autoafirmação merengue, depois de três temporadas apanhando seguidamente dos rivais – ainda que a diferença tenha diminuído nos confrontos desta temporada. Também significa o fim da hegemonia do Barcelona em La Liga, impedindo a repetição de um tetracampeonato que só tinha sido conquistado pelo Dream Team. O próximo passo só virá com a conquista da Champions. Isto, é claro, se o Bayern Munique permitir.

 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo