A reeleição de Platini

Michel Platini confirmou sua candidatura à reeleição para presidente da Uefa em março de 2011, quando termina seu primeiro mandato. Sem adversários no horizonte, deve ser mantido no cargo por aclamação. E pelo que fez em seus primeiros anos de trabalho, merece o voto de confiança.

Platini, que sucedeu Lennart Johansson em 2007, deu passos importantes na relação habitualmente complicada entre clubes, ligas e federações nacionais. Conseguiu transformar o elitista G14 em uma organização de clubes mais abrangente – a Associação Europeia de Clubes (ECA), que hoje tem voz ativa nas decisões da Uefa.

Fez o mesmo com a Liga dos Campeões, abrindo espaço para um número maior de campeões nacionais na fase de grupos. A presença de representantes de seis países diferentes nas oitavas de final da atual LC não deixa de ser uma vitória do dirigente francês. Tudo isso sem afetar o colosso financeiro que é a competição, capaz de gerar mais de US$ 1 bilhão em receita por uma temporada.

Outro passo importante de Platini é a defesa do “fair play financeiro”, o conceito que obrigará clubes a competirem dentro de suas possibilidades de receita, limitando assim o impacto de megainvestidores no jogo. Os estudos para a viabilidade do formato estão em andamento, e as regras devem entrar em vigor durante o segundo mandato.

O ponto mais delicado na administração de Platini tem sido a organização da Eurocopa de 2012, atribuída a Polônia e Ucrânia. As dificuldades na conclusão das obras, sobretudo na Ucrânia, devem causar dores de cabeça até o último momento.

De qualquer maneira, o julgamento do mandato até agora é absolutamente positivo. Craque dentro de campo, Platini também vem acumulando consensos fora dele. Politicamente, é mais interessante um trabalho de longo prazo na Uefa do que uma disputa política imediata contra Joseph Blatter na Fifa. Mas é questão de tempo.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo