A LC de Platini

A Liga dos Campeões que se inicia na próxima terça-feira pode ser a penúltima no atual formato. Se as mudanças sugeridas por Michel Platini, presidente da Uefa, forem aprovadas em novembro pelo comitê executivo da entidade, muita coisa vai mudar em relação à competição como conhecemos agora.

Não se mexe na consagrada fórmula de disputa, com 32 times na fase de grupos, depois oitavas-de-final e assim por diante. Só que mudará, e muito, a classificação para a fase de grupos.

Uma das plataformas de campanha de Platini foi a exclusão de uma vaga das principais ligas. Hoje, as três melhores colocadas no ranking quinquenal da Uefa classificam quatro times para a LC, sendo dois diretamente para a fase de grupos e dois para a fase preliminar.

Político à moda Blatter, Platini sabe que é preciso fazer concessões para agradar aos grandes. Assim, sua proposta confirma apenas três vagas para as melhores ligas, mas passam a ser três vagas diretas nos grupos. Além disso, o campeão da copa nacional passa a ter chance de disputar a LC.

O principal argumento para a mudança é um apelo à essência da competição – uma liga, de fato, de campeões. Atualmente, apenas nove campeões nacionais têm vaga assegurada. Este número, no novo formato, dobraria para 18.

Assim será a LC de Platini, caso aprovada, a partir da temporada 2009/10:

– 22 times diretamente garantidos na fase de grupos: o atual campeão, os três primeiros dos países de 1º a 3º no ranking, os dois primeiros dos países de 4º a 6º, os campeões dos países de 7º a 12º.

– 6 campeões nacionais dos demais países, definidos através de três fases preliminares. São 40 times na disputa.

– 4 vencedores de copas nacionais dos países de 1º a 16º, definidos através de duas fases preliminares.

A Copa Uefa também sofreria modificações. Seriam 48 times na fase de grupos, incluindo os dez eliminados na última preliminar da LC, jogando em turno e returno. Passariam os dois primeiros colocados de cada grupo (24 ao todo), aos quais se juntariam os terceiros colocados dos grupos da LC.

Que tal?

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo