A culpa não é do Lula. É dos cartolas fracos e submissos

O post anterior sobre o telefonema de Lula para Ricardo Teixeira recebeu muitos comentários desairosos ao ex-presidente. Normal. Muitos deles veem de pessoas (aqueles 8%) que não aceitam as duas eleições de Lula. Gente que apoiaria um golpe militar contra ele. Gente que culpa Lula por tudo – se o dolar está alto, se o dolar está baixo, se o Mano escala o Hulk e se o viagra não fez efeito. Para eles, tudo é motivo para reclamar, e o telefonema a Ricardo Teixeira támbém.

Há também os que criticam por desejarem ardentemente a queda de Ricardo Teixeira. Por acreditarem que o esporte brasileiro não está em boas mãos e por depositarem no presidente – seja ele quem for – a responsabilidade por mudanças.

Para esses críticos, pessoas sérias e não ressentidas, coloco meu ponto de vista.

Há uma dualidade entre esporte e CBF. O presidente deve fazer de tudo para que o esporte do Brasil se desenvolva. E não deve, em hipotese alguma, se intrometer na CBF, que é uma entidade privada. Ricardo Teixeira foi eleito por cartolas fracos e submissos. E está sendo mantido por eles. Ricardo Teixeira é o reflexo do nível baixíssimo dos dirigentes do Brasil. Todos que criticam Lula, já pensaram se o presidente de seu clube fez alguma coisa pela derrubada de Teixeira? Lutou contra ele? Abriu o bico?

Para meu gosto pessoal, seria ótimo se Lula tivesse distância de Ricardo Teixeira, como Dilma tem. Não é assim. Não é por isso que vou culpar Lula por Ricardo continuar. Ele continua porque deseja continuar. Porque a grande maioria deseja que ele continue. Só vai sair se for obrigado.

Quanto a Lula, a minha opinião é a seguinte:

1) Nos seus dois mandatos, o ministério dos esportes não pensou em algo que considero imprescindível: a massificação dos esportes como plano de aumento de cidadania. 

2) Preferiu apostar em grandes eventos, como Pan, Copa e Olimpíada. Sou totalmente a favor, acho que será ótimo para o Brasil, mas ainda acho que deveria haver maior trabalho para permitir que todo brasileiro pudesse praticar esporte. Massificação levando à cidadania, repito.

3) Lula é o maior presidente que o Brasil já teve. E um dos cinco maiores brasileiros de todos os tempos, ao lado de Santos Dumont, Getúlio Vargas, Oscar Niemeyer e Pelé.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo