Praticamente garantido na próxima edição da Champions League, o Borussia Dortmund não tinha mais tantas motivações nesta rodada da Bundesliga. Com o título assegurado ao Bayern de Munique nesta terça-feira, os aurinegros não se importavam tanto assim com a vitória. E a noite no Signal Iduna Park guardou uma daquelas atuações particularmente decepcionantes dos aurinegros. A equipe de Lucien Favre perdeu para o Mainz 05, que ainda luta por sua permanência e afastou bastante o risco de descenso ao final da campanha. Ao menos não houve torcida para se calar no triunfo por 2 a 0 dos alvirrubros.

Durante o início do jogo, o Dortmund estabeleceu o domínio que se espera e encurralou o Mainz 05, com controle total da posse de bola. Mas os aurinegros encontravam muitas dificuldades para romper a marcação adversária, mesmo com Jadon Sancho e Erling Braut Haaland no ataque. Assim, aos poucos, os alvirrubros logo passaram a dar suas escapadas nos contra-ataques e a esboçar uma surpresa. O primeiro gol saiu aos 33 minutos, em cruzamento de Ridle Baku que o garoto Jonathan Burkardt concluiu de cabeça. Emre Can foi quem mais se aproximou do empate, mas não aproveitou a oportunidade.

A situação do Dortmund piorou na volta ao segundo tempo. Roman Bürki rebateu um chute de longe e Lukasz Piszczek calçou Danny Latza dentro da área. Pênalti, que Jean-Philippe Mateta converteu. O Dortmund não mostrou tanto depois disso, limitado a chutes de longe, com o goleiro Florian Müller salvando uma cobrança de falta perigosa de Achraf Hakimi. Inclusive, não parecia improvável o terceiro tento dos visitantes em seus perigosos contragolpes, com Jean-Paul Boëtius isolando em ótimas condições e Bürki salvando a tentativa de Adam Szalai. A esta altura, porém, o resultado já era mais que satisfatório para encaminhar a permanência do Mainz na primeira divisão.

O Dortmund, ao menos, não seria o único time forte a decepcionar nesta quarta-feira de Bundesliga. O RB Leipzig atuava na Red Bull Arena e conseguiu jogar fora uma vantagem de dois gols, cedendo o empate por 2 a 2 ao ameaçado Fortuna Düsseldorf. Kevin Kampl fez o primeiro num chute de longe e Timo Werner ampliou fuzilando dentro da área. A reação dos visitantes começou aos 42, com Steven Skrzybski desviando um chute no meio do caminho. Já nos acréscimos, com o goleiro na área, Andre Hoffmann garantiu um ponto precioso ao Fortuna.

Ainda na parte de cima da tabela, o único dos candidatos à Champions que cumpriu sua missão nesta quarta foi o Bayer Leverkusen. Os Aspirinas se mantiveram na zona de classificação graças ao triunfo por 3 a 1 sobre o Colônia. Sven Bender abriu o placar na BayArena, embora o dono da noite mais uma vez tenha sido Kai Havertz. O prodígio fez o segundo gol e tabelou com Moussa Diaby, que marcou o terceiro em lance individual. Sebastiaan Bornauw descontou aos Bodes. Inspirado por Munas Dabbur, que anotou dois gols, o Hoffenheim derrotou o Augsburg por 3 a 1. Já o Eintracht Frankfurt ampliou um pouco mais a draga do Schalke 04 com a vitória por 2 a 1 na Commerzbank Arena. André Silva assinalou seu sétimo em nove partidas nesta retomada do futebol.

Com os resultados, a zona de classificação à Champions é composta por Bayern, Dortmund, Leipzig e Leverkusen – o Gladbach corre atrás do prejuízo. Já as duas vagas restantes na Liga Europa, além do quinto colocado, deverão ficar entre Wolfsburg, Hoffenheim e Freiburg. O Eintracht Frankfurt corre por fora, ao mesmo tempo em que tirou o Schalke da disputa. Na parte inferior da tabela, o Mainz 05 abriu uma distância de cinco pontos da zona dos playoffs e só cai com um desastre. Já o Fortuna Düsseldorf agora está um ponto à frente do Werder Bremen, na luta contra o descenso automático na penúltima colocação. O Paderborn já caiu.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore