O Manchester City sabe que o título da Premier League já está nas mãos do Liverpool e agora se trata apenas de uma questão de quando, não mais de se. Só que o time tem uma pretensão alta ainda, algo que o rival já não tem mais: a Europa. A lesão de Sergio Agüero, nesse sentido, tem um impacto nisso, segundo o técnico Pep Guardiola, que esperava contar com seus melhores jogadores para o minitorneio que será realizado em Lisboa para completar a temporada.

Agüero se machucou na goleada por 5 a 0 sobre o Burnley, no retorno do Manchester City à Premmier League, na segunda-feira. A lesão no menisco do joelho do argentino exigiu uma cirurgia. Tudo correu bem, segundo o próprio jogador publicou em redes sociais. O tempo de recuperação é de quatro a cinco semanas, o que coloca em dúvida a sua participação ao menos no primeiro jogo do City no retorno da Champions League, a partida de volta contra o Real Madrid, ainda pelas oitavas de final.

Perguntado se a ausência de Agüero afetaria as chances do Manchester City no torneio, Guardiola não teve dúvida. “É claro que o impacto é grande. Para ganhar a Champions League você precisa chegar no seu melhor momento, na melhor condição possível, mas ao mesmo tempo a situação é o que é. Às vezes quando isso acontece os times dão um passo adiante com outros jogadores para resolver situações, então é isso que temos que fazer”, afirmou o técnico.

Ainda há esperança, porém, que o jogador possa estar em campo contra o Real Madrid e, se o time passar, como é esperado, depois da vitória no jogo de ida em Madri, antes da paralisação, possa continuar atuando no torneio. “Espero que ele possa ajudar o Real Madrid e nós somos bons o bastante para avançar, talvez também para as próximas fases”, continuou o catalão.

A Premier League ainda tem duração programada por mais quatro semanas e meia, além da final da Copa da Inglaterra, no fim de semana seguinte, completando cinco semanas. Guardiola confia que Gabriel Jesus pode substituir Agüero e, mais do que isso, acha que tem alternativas além do brasileiro, o que será necessário com o calendário apertado e jogos seguidos.

“Nós não temos qualquer dúvida sobre Gabriel”, afirmou Guardiola. “A única dúvida é que nenhum jogador pode jogar a cada três dias. Raheem [Sterling] pode jogar na sua posição, até [Ilkay] Gündogan e Bernardo [Silva]. Não como um atacante típico, mas nós podemos usá-los”.

Há uma certa indefinição em relação ao que acontecerá com Agüero, que só tem contrato com o City até junho de 2021. Clube e jogador ainda não acertaram uma renovação. “Nós queremos mantê-lo e nós estamos satisfeitos pelo que ele é como jogador e como pessoa no vestiário”, afirmou Guardiola. “Um cara excepcional. Um jogador jovem, estamos satisfeitos. Nós não temos dúvidas com ou sem Agüero. Nós temos dois atacantes incríveis. E Gabriel pode jogar com Agüero”.

Os dois jogadores chegaram a atuar juntos nesta temporada, com Gabriel Jesus exercendo um papel similar ao que tem feito também na seleção brasileira: pelo lado do campo. Não é uma novidade para o brasileiro, que começou assim no Palmeiras. No jogo contra o Real Madrid, por exemplo, Gabriel Jesus atuou pelo lado esquerdo do ataque, com Agüero centralizado.

Com o título da Premier League prestes a ser confirmado pelo Liverpool, Guardiola admite que o Manchester City está de olho na Copa da Inglaterra, que voltará a ser disputado no sábado. O City enfrentará o Newcastle, pelas quartas de final, no próximo sábado. É o jogo mais importante para o time, mesmo com o Chelsea sendo o adversário nesta quinta, ainda pela Premier League.

“Nós não podemos negar que estamos com um olho no jogo do Newcastle. Chelsea e Liverpool são jogos prestigiosos e importantes, mas nosso jogo contra o Newcastle é uma final para nós”, declarou o treinador.

Se o Manchester City vencer o Chelsea, o próximo jogo poderá definir o título. O Liverpool visita o Manchester City, supostamente no estádio Etihad, embora ainda haja dúvidas sobre a mudança da partida para um local neutro. “Nós iremos seguir as instruções da Premier League”, limitou-se a dizer Guardiola.

NA TV
Campeonato Inglês: Chelsea x Manchester City
Quinta-feira, 25 de junho, 16h15
ESPN Brasil (Clique aqui, assine e ganhe 7 dias grátis)
Veja mais na Programação de TV