A Itália vive um temor de uma epidemia de coronavírus e, por isso, anunciou nesta terça-feira que a 26ª rodada da Serie A terá seis partidas com portões fechados. Isso inclui o principal jogo da rodada e que tem a disputa do título envolvida, Juventus x Internazionale, em Turim. Há um temor que eventos que envolvem aglomeração de multidões podem ajudar a espalhar o COVID-19, como está sendo chamado o vírus. O Ministro dos Esportes da Itália, Vincenzo Spadafora, confirmou a informação.

“As medidas que proíbem eventos até o próximo domingo já estão em vigor”, afirmou Spadafora à TG2. “Inicialmente para a Lombardia, Veneto e Piemonte. Agora também estendemos a Friuli, Venezia Giulia, Emilia Romagna e Liguria. Nessas regiões, a proibição de eventos esportivos continua, para alguns eventos nós demos a disponibilidade para realizá-los a portas fechadas”.

Por enquanto, as medidas ficarão restritas às regiões citadas, já que as medidas “não serão estendidas ao resto da Itália porque as condições para tomar medias sérias não existem”. Por isso que, por exemplo, Napoli e Barcelona podem jogar nesta terça-feira com portões abertos, por ficar na região da Campania.

O primeiro jogo disputado com portões fechados será nesta quinta-feira, quando a Inter joga contra o Ludogorets, pela Liga Europa, e não terá público no estádio. No fim de semana, o grande duelo entre Juventus e Inter também será disputado sem público no Allianz Stadium.

As autoridades italianas chegaram a considerar a hipótese de levar os jogos a campos neutros, mas essa possibilidade foi descartada por questões logísticas. Havia também o temor de mais adiamentos, o que complicaria o calendário da Serie A (e de outras divisões também), até porque ainda há jogos da Copa da Itália e de competições europeias. Por isso, a escolha foi por portões fechados. É a medida que permite que os jogos aconteçam, sem problemas logísticos, e também sem riscos de aglomerações que permitissem espalhar o vírus.

Uma das preocupações da Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC) é que os adiamentos dos jogos causassem um acúmulo de jogos e atrapalhassem o final da temporada e a preparação para a Eurocopa, que começa em junho e tem Roma como uma das sedes.

Veja a lista de jogos que serão disputados com portões fechados.

Udinese x Fiorentina (sábado, 29/02)

Milan x Genoa (domingo, 01/03)

Parma x Spal (domingo, 01/03)

Sassuolo x Brescia (domingo, 01/03)

Juventus x Inter (domingo, 01/03)

Sampdoria x Hellas Verona (segunda, 02/03)

Classificações Sofascore Resultados