Uma das grandes tradições da Trivela é a cobertura do último dia do mercado de transferências. Nós gostamos de novidades, mas também valorizamos as tradições. E será mantida nesta segunda-feira, quando teremos mais uma vez o acompanhamento desde cedo, em um ao vivo que você já conhece. Este ano, temos uma diferença em relação aos anos anteriores: na Espanha, um dos principais mercados, o mercado já fechou na sexta-feira. Nesta segunda, fecham os outros principais campeonatos: Inglaterra, Alemanha, Itália e França.

TRIVELA EXPLICA: O que é o Fair Play Financeiro?

Os mercados fecham em horários diferentes. O primeiro dos principais mercados a se fechar nesta segunda é o da Alemanha, que termina às 18h, no horário local (16h no horário de Brasília). Depois, vem a Itália, às 23h locais (20h de Brasília). Na Inglaterra, as transferências podem ser realizadas até as 23h no horário local (21h de Brasília). A França fecha às 24h (21h de Brasília).

Muitas das transferências são fechadas em cima do laço, nos últimos minutos, especialmente na Inglaterra. Por isso, não se assuste se algumas delas forem confirmadas só na madrugada ou na manhã do dia seguinte. Vale lembrar, por exemplo, o caso de Welbeck, que deixou o Manchester United nas últimas horas da janela para ir para o Arsenal, na janela de transferência de verão na Europa, em agosto. A transferência foi confirmada só depois da janela estar oficialmente encerrada.

Um dos pontos que sempre ressaltamos quando falamos da janela de inverno europeu é que esta é uma janela para quem está bagunçado. É para cobrir lacunas que surgiram durante a temporada, ou para tentar uma contratação que possa melhorar o desempenho de um time que está mal. A Internazionale, por exemplo, contratou dois jogadores que estiveram na Copa do Mundo, Podolski e Shaqiri, porque está mal das pernas no Campeonato Italiano. Isso deve acontecer com mais alguns times que não estão tão bem assim. De qualquer jeito, às vezes acontece algo grande, como foi em 2011, com a transferência de Fernando Torres para o Chelsea (foto do post) e de Andy Caroll para o Liverpool. Ambas, como se viu depois, deram bem errado.

Nosso ao vivo começará às 9h. Você pode acompanhar com a gente aqui no site, com um link com narração minuto a minuto.