O Schalke 04 colocou ainda mais fogo no Campeonato Alemão ao derrotar o Stuttgart por 3 a 1 pela 18ª rodada da competição. O resultado levou os azuis-reais aos mesmos 37 pontos do líder Bayern Munique – que perdeu do Borussia Mönchengladbach na sexta-feira, mas lidera pelo saldo de gols. Os Schwaben, ainda com 22 pontos, cairam para o 10º lugar.

Empurrado pelos mais de 61 mil torcedores que lotaram a Veltins-Arena, o Schalke saiu na frente logo aos 4 minutos, com Joel Matip, após cobrança de escanteio de Benedikt Höwedes. aos 7 minutos, o time de Gelsenkirchen chegou a ampliar, com Klaas-Jan Huntelaar, mas a arbitragem assinalou erroneamente impedimento do holandês.

Apesar de deterem menos posse de bola – foram apenas 42% ao longo da primeira etapa – eram os azuis-reais que criavam as melhores chances, apostando nos avanços de Raul e do estreante Chinedu Obasi. Sem criatividade, o Stuttgart estacionou na marcação rival e só ganhou espaço no final dos 45 minutos iniciais, quando o Schalke afroxou sua linha defensiva.

No segundo tempo, a equipe da casa voltou impondo o mesmo ritmo da etapa inicial. Aos 12 minutos, Huntelaar recebeu de Julian Draxler, puxou contra-ataque pela esquerda, invadiu a área e bateu firme, obrigando Sven Ulreich a mandar para escanteio. Na cobrança, porém, Kyriakos Papadopoulos subiu mais alto e cabeceou com precisão para as redes.

Aos 21 minutos, o Schalke teve a grande chance de fazer o terceiro. Primeiro com Huntelaar, que recebeu passe em profundidade pela esquerda e tentou driblar Ulreich, sem sucesso. No rebote, Draxler chegou a cortar o primeiro defensor, mas demorou demais para chutar e acabou desarmado pela marcação.

A partir daí, o Stuttgart cresceu e equilibrou as ações, marcando mais presença no campo do Schalke. O avanço, porém, fez os Schwaben abrirem seu sistema defensivo, e os azuis-reais aproveitaram. Aos 35 minutos, após tabelar com Raul e Huntelaar, Draxler invadiu a área e tocou na saída de Ulreich.

Aos 41, em uma falha de marcação da zaga do time da casa, o Stuttgart diminuiu com o japonês Shinji Okazaki, aproveitando sobra de uma jogada de Cacau, rebatida pelo goleiro Lars Unnerstall. Mas já era tarde para trazer maiores alterações ao placar.

Nos demais jogos da rodada, o Wolfsburg se aproximou da zona de classificação às competições europeias ao bater o Koln por 1 a 0 e assumir o 9º lugar com 23 pontos, dois atrás do Bayer Leverkusen. Já no confronto entre os dois últimos, o Freiburg venceu o Augsburg e colocou o rival na lanterna da Bundesliga.

Confira os jogos da 18ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira, 20/jan
Borussia Mönchengladbach 3×1 Bayern Munique

Sábado, 21/jan
Hoffenheim 0x0 Hannover 96
Schalke 04 3×1 Stuttgart
Wolfsburg 1×0 Köln
Freiburg 1×0 Augsburg
Nürnberg 2×0 Hertha Berlim
Kaiserslautern x Werder Bremen

Domingo, 22/jan
Hamburg x Borussia Dortmund
Bayer Leverkusen x Mainz 05