O Santos assumiu a liderança do ranking de clubes da Comnebol. O anúncio do novo ranking foi feito nesta quarta-feira pela entidade e a subida do Santos se deve à conquista da Recopa Sul-Americana, contra a Universidad do Chile, na semana passada.

O título deu a liderança ao clube da baixada santista, que deixa para trás a Universidad de Chile em segundo e o Internacional, campeão da Libertadores em 2010, em terceiro. A LDU, do Equador, está em quarto lugar, seguida por Vélez Sarsfield-ARG, Libertad-PAR, Estudiantes-ARG, Continthians, Boca Juniors-ARG e Independiente-ARG, que volta a figurar entre os dez primeiros.

A Universidad de Chile, porém, pode recuperar a liderança caso chegue às quartas de final da Copa Sul-americana, em novembro. Os chilenos empataram o primeiro jogo por 2 a 2 em casa nesta terça-feira e terão que vencer no Equador para avançar.

Fazendo campanha apenas mediana no Campeonato Brasileiro e com chances remotas de chegar à Libertadores, o Santos só seguirá líder em caso de fracasso da Universidad de Chile. Com uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro, o time tem chances remotas de chegar à Libertadores do ano que vem.

Entre os outros brasileiros, o Corinthians, campeão da Libertadores em 2012, é o oitavo colocado e tem boas possibilidades de subir mais, já que tem participação garantida na próxima Libertadores. Os demais estão fora dos dez primeiros colocados. O Fluminense é o 12º, o Cruzeiro é o 13º, o São Paulo é o 16º, o Grêmio é 20º, o Flamengo é o 21º, o Vasco 22º e o Palmeiras é 24º. Os demais estão fora dos 30 primeiros.