O espanhol Santi Cazorla foi o grande nome do Arsenal na vitória por 2 a 1 sobre o Aston Villa. Os Gunners não jogaram bem, ainda que tenham pressionado fortemente os adversários, e contaram com a boa atuação do seu camisa 19 para aproveitar as chances que teve para marcar os gols do time.

O jogo teve aquilo que o Arsenal tem de melhor e de pior ao mesmo tempo. A gestão da posse de bola dos Gunners no Campeonato Inglês é sempre digna de nota, com muita posse de bola. A efetividade também se manteve na média: muito baixa. O time não pode ser acusado de não tentar: foram mais de 20 chutes. Mas pode ser acusado de incompetência: só cinco acertaram o gol.

O time abriu o placar no primeiro tempo com Santi Cazorla, aos seis minutos de jogo, o que levou a torcida a imaginar um cenário positivo de uma vitória tranquila. Doce ilusão. O time dominava, mas não marcava gols que ampliassem a vantagem. E viu ainda um contra-ataque mortal dos Villans resultar em gol, com Andreas Weimann aproveitando os braços curtos de Sczesny, aos 23 da segunda etapa.

O desespero tomou conta do estádio. Torcedores, jogadores e até o técnico Arsène Wenger pareciam estar aflitos. Mas, ao mesmo tempo, o time seguia tentando. Com Giroud em campo e pressão no campo de ataque, o Arsenal seguia criando chances, mas perdendo oos cruzamentos que fazia, vendo a bola passar pelo meio da área sem conseguir efetivamente finalizar.

Em um lance atípico, com o zagueiro Per Mertesacker deslocado na ponta esquerda após um rebote, o alemão cruzou rasteiro para Cazorla finalmente conseguir bater no meio da área e mandar para o fundo das redes. Gol do Arsenal, o segundo de Cazorla, e o time ficava novamente em vantagem.

Depois do gol, o time de Arsène wenger continuou ficando mais no campo de ataque que os adversários e conseguiu segurar a vitória, suada, mas muito importante para a equipe em termos de classificação. Até porque os três pontos levam o time a 47 pontos, a um de distância do quarto colocado, Tottenham, que tem 48. Os quatro primeiros se classificam à Liga dos Campeões. O Tottenham enfrenta o West Ham na segunda-feira, fechando a 27ª rodada.

Confira os resultados da 27ª rodada no Campeonato Inglês:

Sábado, 23/fev
Fulham 1×0 Stoke
Arsenal 2×1 Aston Villa
Norwich 2×1 Everton
Queens Park Rangers 0x2 Manchester United
Reading 0x3 Wigan
West Bromwich 2×1 Sunderland

Domingo, 24/fev
Manchester City x Chelsea
Newcastle x Southampton

Segunda, 25/fev
West Ham x Tottenham