Figura histórica do futebol italiano, o ex-treinador Arrigo Sacchi prevê uma disputa pelo título incerta e equilibrada, com a surpreendente Lazio de Simone Inzaghi e a Internazionale de Antonio Conte fazendo com que a Juventus, atual octacampeã nacional, tenha que suar se quiser conquistar mais um scudetto.

Em uma coluna para a Gazzetta dello Sport, Sacchi reservou palavras elogiosas principalmente para a Inter. Segundo ele, o espírito e a motivação do time já estão altos e a qualidade do treinador Conte é indiscutível.

Juventus e Internazionale estão empatadas em 42 pontos em 17 rodadas. A Lazio aparece com 36 e um jogo a menos.

“Espero que seja mais divertida e que, no fim do dia, o time que mereça mais seja o vitorioso”, afirmou. “Os nerazzurri, apesar de muitas lesões, confortavelmente venceram o Genoa por 4 x 0. A Inter jogou muito bem no fim de semana, com boas movimentações e evidente progresso em seu futebol”.

“Foi a formação 3-5-2 habitual, mas com uma interpretação muito mais ofensiva, tanto dos três defensores, mas acima de tudo de Cristiano Biraghi e Antonio Candreva pelas alas. No ataque, os homens de Conte praticaram uma posse rápida, mantendo a bola nos pés com muitas variações”.

“Avançaram mais com passes do que com bolas longas, mantiveram distâncias curtas entre os jogadores e podem usar a força bruta de um atacante como Romeu Lukaku, o protagonista generoso do jogo. O Maior desenvolvimento da Inter foi na pressão, que manteve o Genoa em constante estado de confusão”, disse.

Ajuda também que a Juventus, apesar do ótimo aproveitamento, ainda não atingiu o topo da forma sob o comando de Mauricio Sarri, duas vezes derrotada pela Lazio este mês, tanto pela Serie A, quanto pela Supercopa da Itália.

“Ainda estamos em uma fase de altos e baixos”, disse Sarri, em entrevista à Sky Sports da Itália. “Temos momentos em que realmente jogamos em equipe, outros em que nos perdemos por um momento. É normal. O Liverpool de Klopp, campeão europeu e mundial, nos dois primeiros anos, ficou em décimo primeiro e oitavo lugar (na verdade, oitavo e quarto lugar). Aqui a mentalidade é diferente e é mais difícil ter uma evolução mais lenta, mas mais duradoura”.