Roteiro

Fim de semana tem confronto direto na Inglaterra e um clássico quente na Itália

Vamos falar a verdade: não é melhor final de semana do futebol europeu. Os principais clubes, com pouquíssimas exceções, pegam partidas tranquilas. Na Espanha, Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid não devem suar para levar os três pontos. Nem o Bayern de Munique diante do Paderborn. O Paris Saint-Germain recebe o Toulouse. Sobram para a Inglaterra e a Itália os jogos mais importantes.

– Confira a programação de TV deste final de semana

Na Premier League, o quarto colocado Southampton enfrenta o sétimo Liverpool, em ascensão. O Manchester City terá o retorno de Yaya Touré para pegar o Newcastle, e na Itália, Genoa e Sampdoria brigam por vagas europeias em um clássico genovês sempre muito nervoso. Sem contar que o Saint Étienne vai tentar encostar nos líderes contra o Olympique Marseille. Até que tem bastante coisa, vai?

O jogão

Southampton x Liverpool
Domingo, 14h15 (ESPN Brasil)

Quem der uma olhada de relance para os quatro primeiros colocados do Campeonato Inglês percebe um intruso. O Southampton colocou-se no meio dos grandes e milionários adversários e, desde o início do campeonato, todos passaram a esperar o momento em que começaria a derrocada. Estamos prestes a começar a 26ª rodada e nada ainda.

As últimas três rodadas foram complicadas para o time que perdeu do Swansea, empatou com o West Ham e venceu apenas o QPR. Com a boa fase dos principais adversários por vaga na Champions League, tem apenas um ponto de vantagem sobre o Arsenal e quatro para o Liverpool, que pode encostar se vencer o confronto direto do próximo domingo.

É a grande partida da Premier League na rodada, ou no mínimo, o que tem mais coisa em jogo. O Liverpool consolidou sua reação que começou no final do ano passado com a vitória sobre o Tottenham na última rodada. Está invicto há nove partidas pela liga nacional e está, enfim, perto do grupo de elite. Decide seu futuro na competição nas próximas rodadas quando pega, depois do Southampton, Manchester City, Manchester United e Arsenal. Mas a sequência difícil começa no St. Mary’s.

O cara

Yaya Touré
Manchester City x Newcastle
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

O City suou, mas, de virada, bateu o Swansea por 2 a 1, em Manchester. Yaya Touré fez o gol da vitória, que deixa o time na terceira colocação (Foto: AP)
O City suou, mas, de virada, bateu o Swansea por 2 a 1, em Manchester. Yaya Touré fez o gol da vitória, que deixa o time na terceira colocação (Foto: AP)

Todos conheciam a importância de Yaya Touré para o Manchester City, mas ninguém imaginou que era tão grande assim. Enquanto o jogador esteve defendendo a Costa do Marfim pela Copa Africana de Nações, os ingleses não venceram nenhum jogo. Dois dias depois da final, como se empurrados pelo efeito psicológico de ter seu craque de volta, golearam o Stoke por 4 a 1. Agora, ele está preparado para, enfim, voltar aos gramados contra o Newcastle, em outro bom jogo da rodada do Inglês.

O clássico

Genoa x Sampdoria
Sábado, 17h45 (Fox Sports)

O Campeonato Italiano tem apenas um jogo no sábado: o melhor da rodada. O clássico genovês, entre o sexto colocado Genoa e a sétima Sampdoria, vale pela briga em busca da quinta posição e vaga em competições europeias. O curioso é que os dois rivais têm os mesmos 35 pontos, dois a menos que a Lazio. A Samp leva uma ligeira vantagem no retrospecto recente. Venceu três das últimas cinco partidas e perdeu apenas uma, mas foi uma derrota complicada, 3 a 0 em casa, onde será o jogo deste fim de semana.

Fique de olho

Estif x Al Ahly
Sábado, 13h

Os dois campeões continentais da África enfrentam-se neste sábado. É a 23ª edição da Supercopa do continente, uma partida única entre os vencedores dos dois torneios organizados pela CAF: a Champions League e a Copa da Confederação Africana. O vencedor da primeira, a mais importante, foi o Sétif, da Argélia, que ganha o direito de sediar a peleja no Estádio Mustapha Tchaker, em Blida. Enfrenta o Al Ahly. E ainda bem que, neste momento, a partida não será no Egito.

Saint-Étienne x Olympique Marseille
Domingo, 17h (SporTV 3 e ESPN)

O Olympique Marseille precisa de uma vitória. Empatou as últimas duas rodadas e deixou que o Lyon o ultrapassasse em direção à liderança. O PSG tem os mesmos 49 pontos, mas o desafio dos comandados de Marcelo Bielsa é muito mais difícil: pega o Saint-Étienne, também brigando por vaga na Champions League, embora um pouco longe do trio que lidera o torneio.

O brasileiro

Cicinho
Sivasspor x Galatasaray
Sábado, 15h

Cicinho defendendo o Sivasspor
Cicinho defendendo o Sivasspor

Sabe quem é o líder de assistências do Campeonato Turco? O Cicinho. Aquele que gravou a melhor mensagem de secretária eletrônico do universo e passou por um problema de alcoolismo depois que chegou do Real Madrid. Parece estar recuperado e jogando bem na Turquia, com sete passes para gol pelo Sivasspor, 10º colocado do torneio. Pelas notas do site WhoScored, tem a quinta melhor média de atuações. O próximo desafio é contra o Galatasaray, terceiro.

O reencontro

Swansea x Manchester United
Sábado, 13h (Fox Sports 2)

O primeiro jogo oficial de Louis van Gaal como técnico do Manchester United foi em Old Trafford contra o Swansea. A torcida estava cheia de expectativas na rodada que abriu a temporada do Campeonato Inglês, querendo ver o novo e renovado time sobo o comando do grande técnico campeão. Mas a decepção foi igualmente grande: derrota por 2 a 1, em casa. Agora é a hora da revanche.

Passe longe

Colônia x Hannover
Sábado, 15h30 (ESPN)

Colônia e Hannover farão um eletrizante confronto direto pela 10ª posição do Campeonato Alemão, ao vivo, às 15h30 do sábado. Melhor zapear um pouquinho e achar um jogo melhor.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.