ArgentinaBundesligaCampeonato BrasileiroLa LigaPremier LeagueRoteiroSerie A

Dérbis em Londres, Madri e Roma são promessas de um fim de semana eletrizante

O que Londres, Madri e Roma têm em comum? São importantes capitais da Europa, centros de excelência no futebol e cidades prestes a pegar fogo porque seus dérbis de maior rivalidade acontecerão neste sábado. E dá para ver os três. Arsenal x Tottenham será de manhã; Roma x Lazio no meio da tarde; e Atlético de Madrid x Real Madrid no comecinho da noite. Não para por aí porque o Campeonato Italiano ainda nos trará Napoli x Milan, e o futebol brasileiro pode comemorar o acesso do Ceará – e do Paraná – à segunda divisão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Napoli x Milan
Sábado, 17h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Napoli (1.48), Milan (6.76), empate (4.70)

Não se trata de um dérbi, mas podemos nos contentar com a rivalidade à flor da pele de um clássico nacional entre o norte e o sul da Itália. Ninguém na península, nem mesmo a Juventus, vem demonstrando um futebol melhor que o do Napoli, líder invicto com 10 vitórias e dois empates, 32 gols marcados e oito sofridos. Certamente não o Milan, sétimo colocado, tentando se assentar em uma temporada que deveria ser a da virada para o gigante. Muitos jogadores foram contratados, nem todos corresponderam. Contestado, o técnico Montella não consegue levar seu time a uma vitória em casa há três rodadas. Boa notícia que a próxima rodada é fora dos seus domínios. Boa? No San Paolo, o Napoli não perde pela Serie A desde fevereiro. São oito vitórias e dois empates nesse período.

Os clássicos

Arsenal x Tottenham
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Arsenal (2.45), Tottenham (2.90), empate  (3.57)

É um daqueles dias do ano em que o norte de Londres pega fogo. Quatro pontos separam os grandes rivais da região na tabela da Premier League, além do momento atual. O Tottenham está muito bem, obrigado, e desde a segunda rodada, só perdeu para o Manchester United, em Old Trafford, pelo placar mínimo. Ocupa a terceira posição, empatado em pontos com os Red Devils. O Arsenal oscila mais. Está em sexto, tentando entrar na zona dos quatro primeiros, e vem de derrota para o Manchester City. O retrospecto conta a favor: não perde dos Spurs, como mandante, desde 2010.

Roma x Lazio
Sábado, 15h (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Roma (2.23), Lazio (3.24), empate (3.54)

El Shaarawy está em boa fase pela Roma (Foto: Getty Images)

A Roma tem melhorado o seu desempenho, principalmente ofensivo. Marcou sete vezes nas suas últimas duas partidas, incluindo uma vitória categórica sobre o Chelsea. No Campeonato Italiano, emendou quatro vitórias seguidas e só não é o time com a melhor forma recente do torneio justamente por causa da grande rival. A Lazio tem seis triunfos seguidos, distribuindo gols em todo mundo: três no Verona e no Cagliari, cinco no Benevento, seis no Sassuolo. E até bateu a Juventus nesse período.

Atlético de Madrid x Real Madrid
Sábado, 17h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Atlético (3.25), Real Madrid (2.27), empate (3.48)

O atual bicampeão europeu não começou a temporada como queria. Ganhou apenas três das primeiras cinco rodadas do Campeonato Espanhol e se encontrou longe do líder Barcelona. Recuperou-se vencendo cinco em seis, mas ainda sem convencer. O mesmo pode ser dito sobre o Atlético de Madrid. O começo da temporada dos colchoneros é claudicante. Já são cinco empates em La Liga e três das cinco vitórias vieram pela diferença mínima no placar. Na Champions League, a eliminação é quase certa. O dérbi é sempre uma boa oportunidade para ser o ponto de inflexão da temporada. Para ambos.

O cara

Gonçalo Guedes
Espanyol x Valencia
Domingo, 13h15 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Espanyol (3.26), Valencia (2.28), empate (3.42)

Guedes brilhou pela seleção portuguesa (Foto: Getty Images)

Marcelino está conseguindo colocar o Valencia nos trilhos. A campanha é muito acima da expectativa, com oito vitórias, três empates, a vice-liderança e o melhor ataque, empatado com o Barcelona em 30 gols. Muito se deve às atuações brilhantes do jovem português Gonçalo Guedes, autor de três gols e cinco assistências em nove jogos do Campeonato Espanhol. Na data Fifa, foi titular nos dois jogos de Portugal e decidiu a vitória por 3 a 0 sobre a Arábia Saudita, com um tento e um passe decisivo.

O campeão

Flamengo x Corinthians
Domingo, 17h (Globo, menos MG e BA e Premiere)
Cotações da Oddshark: Flamengo (1.76), Corinthians (4.36), empate (3.56)

O famoso jogo das faixas. Cabe ao Corinthians recebê-las, após selar o título na última quarta-feira, contra o Fluminense. E ao Flamengo, carimbá-las. Mas as coisas não estão boas para os lados da Gávea. A torcida reclama de uma equipe muito mole, que está com dificuldades para ganhar seus jogos – apenas uma vitória nas últimas seis rodadas – e para atingir os objetivos mínimos dentro do Brasileirão. A vaga na Libertadores é obrigação para o Flamengo, diante de tanto investimento, e, neste momento, o clube ocupa o limiar da zona de classificação, com o mesmo número de pontos do rival Vasco, que tem um orçamento bem menor.

Fique de olho

Criciúma x Ceará
Sábado, 19h30 (SporTV, menos SC, e Premiere)
Cotações da Oddshark: Criciúma (3.09), Ceará (2.33), empate (3.10)

A expectativa é que seja o jogo do acesso do Vovô. O Ceará está em terceiro lugar na Série B, com 63 pontos, cinco a mais que o Londrina, quinto colocado, e do Oeste, sexto. E há apenas seis pontos em disputa. Ou seja, uma vitória garante o clube na elite, de qualquer maneira. Em caso de empate ou derrota, tudo dependeria do jogo do Londrina contra o líder América Mineiro, no Estádio do Café, e do Oeste contra o ABC, no Frasqueirão. Se os dois não vencerem, o Ceará conquista o acesso independente do resultado que obtiver contra o Criciúma, décimo colocado e em péssima fase. Ganhou apenas um dos últimos oito jogos pela segunda divisão. A chance de o Paraná também garantir o acesso é razoável: tem 60 pontos, dois a mais que a dupla e cinco acima do Vila Nova. Pega o CRB, fora de casa, precisando vencer e torcendo contra tropeços.

Leicester x Manchester City
Sábado, 13h00 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Leicester (8.61), Manchester City (1.35), empate (5.66)

A equipe de Guardiola está voando neste começo de temporada (Foto: Getty Images)

Enquanto o Manchester City estiver desempenhando um futebol exuberante, sempre valerá a pena ficar de olho nele. São 14 vitórias nas últimas 15 partidas, com a única exceção sendo o empate sem gols contra o Wolverhampton, na Copa da Liga Inglesa. A classificação veio nos pênaltis. E o mais impressionante é a quantidade de gols marcados nesses 14 jogos: em nove deles, pelo menos três bolas na rede. O próximo desafio será a segura defesa do Leicester, agora sob o comando de Claude Puel, que estreou vencendo o Everton e, em seguida, empatou com o Stoke City, fora de casa.

Vale uma zapeada

Independiente x River Plate
Domingo, 22h30 (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Independiente (4.34), River (1.88), empate (3.40)

A regra é a seguinte: quando a televisão estiver ligada, e houver dez títulos de Libertadores em campo, você precisa parar pelo menos um pouco para assistir. Independiente e River Plate não começaram muito bem o Campeonato Argentino e estão no meio da tabela, com os mesmos 12 pontos. O River lambe as feridas da eliminação dolorida para o Lanús na Libertadores e agora precisa se recuperar no Argentinão: não ganha há cinco rodadas. A equipe de Avellaneda começava a emender uma sequência melhor, com vitórias sobre Vélez e Chacarita, antes de voltar a tropeçar, com empates diante do Patronato e do Belgrano.

Hoffenheim x Eintracht Frankfurt
Sábado, 12h30 (Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Hoffenheim (2.20), Eintracht Frankfurt (3.27), empate (3.59)

Um jogo interessante entre o quinto e o sétimo colocado da Bundesliga, em momentos diferentes. O Hoffenheim começou bem a competição, mas passou quatro rodadas sem vencer e se recuperou batendo o Colônia, por 3 a 0, na última rodada. O Eintracht Frankfurt, por outro lado, tem a terceira maior sequência invicta do torneio, com cinco rodadas (três vitórias e dois empates), atrás do Bayern, com oito, e do Wolfsburg, que soma sete partidas sem perder, mas, como empatou todas elas, também soma nove partidas sem vencer.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.