O final de semana poderá ser marcado por um feito histórico da seleção brasileira, que tentará subir ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. No entanto, Londres não será o único centro das atenções. A temporada europeia começa a esquentar e Alemanha, Inglaterra e Itália terão a decisão das supercopas, enquanto França e Holanda já realizam a primeira rodada de suas ligas. Confira o melhor que o futebol internacional reserva para os próximos dois dias:

 

O Jogão

Brasil x México
Sábado, 11h
Depois de 24 anos, a seleção brasileira volta a uma decisão do futebol masculino nos Jogos Olímpicos e terá a chance de acabar de vez com a maior lacuna entre suas conquistas. A equipe de Mano Menezes não tem feito grandes exibições, embora os resultados acumulados até o momento sejam contundentes. O trio formado por Neymar, Oscar e Leandro Damião vai funcionando e credencia ainda mais o Brasil a levar a inédita medalha. Do outro lado, o México também segue invicto no torneio e possui sua força exatamente no conjunto, preparado desde a Copa América de 2011.

Você também não pode perder

Chelsea x Manchester City
Domingo, 9h30
Os dois maiores endinheirados do futebol inglês decidem a Community Shield confrontando filosofias de pré-temporada distintas. Roberto Mancini preferiu apostar na base campeã da Premier League e ainda não trouxe reforços para os Citizens. Já o Chelsea, depois dos títulos da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra, saiu às compras e gastou € 81 milhões em contratações – que, contudo, não garantiram bons resultados nos últimos amistosos. Por conta da decisão olímpica em Wembley, excepcionalmente o torneio será realizado no Villa Park.

Bayern Munique x Borussia Dortmund
Domingo, 15h
O Borussia Dortmund segue entalado na garganta de torcedores e jogadores do Bayern Munique. Não bastasse o bicampeonato da Bundesliga, os bávaros foram derrotados pelos rivais nos últimos cinco encontros – incluindo uma goleada irretocável na decisão da Copa da Alemanha. Ao menos o Bayern terá a vantagem de atuar na Allianz Arena desta vez. Bela oportunidade também para observar como será a adaptação dos novos reforços em ambos os clubes.

Juventus x Napoli
Sábado, 9h
Em uma temporada na qual conquistou o Campeonato Italiano com sobras, a Juventus era favorita para fazer uma dobradinha. Todavia, Cavani e Hamsik comandaram o triunfo do Napoli na final da Copa da Itália. Neste sábado, os bianconeri poderão se vingar na decisão da Supercopa da Itália, que acontece no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim. Vale notar qual será a reação da Vecchia Signora em sua primeira partida desde a suspensão dada a Antônio Conte, por envolvimento com manipulação de resultados.

Ajax x AZ
Domingo, 11h45
O Campeonato Holandês 2012/13 terá logo em sua primeira rodada um encontro de peso. Atual campeão, o Ajax não terá moleza na estreia e enfrentará o AZ, em partida marcada para a Amsterdam Arena. Na última temporada, foram dois empates pela Eredivisie. Entretanto, o jogo mais marcante foi válido pela Copa da Holanda, quando um torcedor dos Godenzonen tentou agredir Esteban Alvarado e o goleiro revidou com uma voadora.

Peterhead x Rangers
Sábado, 8h45
Depois da falência, o início da redenção. O Rangers inicia neste sábado sua campanha na quarta divisão do Campeonato Escocês. O primeiro adversário dos Teddy Bears é o Peterhead, sexto colocado na última edição do torneio. Maior desafio, porém, será atuar no estádio Balmoor, com capacidade para 4 mil torcedores (apenas mil sentados).

O encontro

Paris Saint-Germain x Christian Gourcuff
Sábado, 16h
Christian Gourcuff ganhou as manchetes em meados de julho. O técnico do Lorient não hesitou em criticar duramente o Paris Saint-Germain após as contratações de Thiago Silva e Zlatan Ibrahimovic, afirmando que as ações eram uma ameaça ao futebol. Justamente na estreia da Ligue 1, os parisienses poderão provar que, antes de tudo, eles são uma ameaça para o próprio Lorient.

O clássico

Galatasaray x Fenerbahçe
Domingo, 14h55
Não importa o quanto vale a competição. A rivalidade entre Galatasaray e Fenerbahçe sempre se sobrepõe. Desta vez, o encontro definirá o campeão da Supercopa da Turquia, em partida marcada para a cidade de Erzurum, no leste do país. Atual campeão nacional, o Gala é o maior vencedor do torneio, com 11 títulos. Já o Fener tem a seu favor a supremacia no confronto direto, com duas vitórias em três decisões.

Vale uma zapeada

Confira a programação de TV 

Real Madrid x Celtic
Sábado, 14h30
Caso ainda esteja com fome de futebol após a decisão do ouro olímpico, o Real Madrid será uma boa pedida. Os merengues encerram a turnê pelos Estados Unidos com partida contra o Celtic. José Mourinho deverá utilizar a ocasião para continuar observando seus canteranos, enquanto Kaká terá mais uma oportunidade para provar que pode reconquistar a confiança do treinador.

O cara

Andrea Pirlo (Juventus)
Craque do último Campeonato Italiano e maestro da campanha da Itália até a decisão da Eurocopa, o meio-campista voltará a brindar a torcida bianconera com sua classe. Sem dúvidas, uma aula de futebol para os chineses presentes no Ninho de Pássaro.

O brasileiro

Neymar (Seleção brasileira)
Autor de três gols nos Jogos Olímpicos, Neymar poderá repetir o feito de Messi em 2008, colocando o ouro no peito e se consolidando como uma das principais estrelas do futebol mundial. E, ao menos pelas atuações registradas até o momento na competição, o camisa 11 já provou sua vontade de decidir.

Passe longe

Dudelange x Jeunesse Esch
Domingo, 11h
Dois clubes com história gloriosa nas competições continentais. O Dudelange se tornou a primeira equipe de Luxemburgo a se classificar em duas etapas qualificatórias da Liga dos Campeões, embora tenha sido eliminado na última semana. O Jeunesse Esch, por sua vez, é o único clube do país a passar de fase na antiga Copa dos Campeões. Dois feitos de almanaque, mas incapazes de garantir um bom futebol.