[Roteiro] Início da Serie A, estreia de Di María e jogão na Premier League

Roma pega Fiorentina na primeira rodada, argentino deve aparecer pelo United contra o Burnley, e Galatasaray inicia busca pelo título no Campeonato Turco

Neste final de semana, a última das cinco grandes ligas europeias, enfim, recomeça. Com dois jogos no sábado e os outros oito restantes no domingo, a Serie A retorna com duelos interessantes. A atual campeã Juve abre a competição contra o Chievo, mas os confrontos de maior destaque ficam por conta de Roma x Fiorentina e Milan x Lazio. O fim de semana promete ser interessante também na Inglaterra, que deve ter a estreia de Di María pelo Manchester United, um confronto disputado entre Tottenham x Liverpool e o possível reencontro entre Eto’o e Mourinho, no duelo entre Everton e Chelsea. Em sua terceira rodada, o Portuguesão já tem clássico entre Benfica e Sporting, enquanto o Turcão começa neste final de semana, com os holofotes no jogo entre Bursaspor e Galatasaray. Confira isso e mais em nosso roteiro do final de semana.

Confira a programação de TV completa

O jogão

Tottenham x Liverpool
Domingo, 09h20 (ESPN Brasil)

Depois de uma temporada de muitas contratações e poucas expectativas alcançadas na prática, o Tottenham começa a nova campanha com o pé direito. A vitória sobre o West Ham fora de casa na abertura da Premier League e a goleada por 4 a 0 sobre o QPR no primeiro jogo em casa deixaram os Spurs na liderança da competição após as duas rodadas iniciais. E, mais uma vez no White Hart Lane, a equipe de Mauricio Pochettino terá pela frente o Liverpool. Os Reds perderam Suárez, mas se reforçaram em todas as posições. Iniciou com vitória sobre o Southampton e perdeu para o fortíssimo Manchester City na segunda rodada. No começo deste domingo, o confronto entre as duas equipes não tem um grande favorito antecipadamente. Embora o Tottenham tenha começado de forma mais favorável a temporada, o 5 a 0 dos Reds em pleno White Hart Lane no último Inglesão ainda está fresco na memória.

O clássico

Benfica x Sporting
Domingo, 15h (ESPN+)

Logo em sua terceira rodada, o Campeonato Português terá um duelo entre os dois melhores colocados da última temporada, dois grandes rivais. O Benfica, de um 2013/14 quase perfeito, recebe o Sporting, que fez campanha surpreendentemente boa na última edição da competição. Os encarnados já começaram com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, mas veem o Rio Ave, com melhor ataque e saldo de gols, na ponta. Já os sportinguistas deram o pontapé inicial com um empate fora de casa contra o Acadêmica e conquistaram a primeira vitória só na rodada seguinte, contra o Arouca, no Alvalade. Enquanto os donos da casa miram repetir o desempenho fantástico em Portugal (títulos nas três competições nacionais) e ter mais sucesso continental (foram vice-campeões da Liga Europa), os visitantes querem dessa vez o título do Portuguesão, e uma vitória no Estádio da Luz contra o clube que passeou na campanha anterior seria uma ótima maneira de mais uma vez se colocar na disputa.

Fique de olho também

Roma x Fiorentina
Sábado, 15h45 (Fox Sports e RAI)

A rodada de abertura da nova temporada da Serie A vem com uma porção de bons confrontos, e, logo no sábado, a vice-campeã Roma, após fazer sua maior pontuação na história da competição, começa mais uma tentativa de chegar ao título com o duelo complicado diante da Fiorentina, no Olímpico. Os giallorossi mantiveram o elenco competitivo, vendendo apenas o zagueiro Benatia de seus principais nomes, e se reforçou com nomes para complementar o elenco, como Iturbe, de boa temporada no Verona, e Ashley Cole, vindo de graça do Chelsea. Emanuelson e Seydou Keita foram outros que chegaram para o time de Rudi Garcia sem custos. Com essas movimentações, a expectativa é grande sobre o que o time pode fazer, especialmente após a saída do técnico Antonio Conte da soberana Juventus, atual tricampeã.

Bursaspor x Galatasaray
Sábado, 13h

Não apenas o Campeonato Italiano retorna neste final de semana. Sábado é dia também de início do Turcão, e dentre os confrontos da rodada inicial nenhum chama tanta atenção como Bursaspor e Galatasaray. O time de Felipe Melo começa sua busca pela taça fora de casa e tentando se recuperar da derrota no clássico contra o Fernerbahçe, pela Supercopa da Turquia, no último final de semana. O desfalque em relação à última temporada é Drogba, que retornou ao Chelsea, mas Sneijder foi mantido em mais uma janela de transferências, e Cesare Prandelli, técnico da Itália na Copa, chegou para comandar o clube. Presente também na Liga dos Campeões, o Cim Bom busca a classificação às oitavas da competição continental, por motivos financeiros principalmente. Portanto, é importante pontuar o máximo possível antes do início da competição, em cerca de três semanas.

Schalke 04  x Bayern de Munique
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)

Robben comemora gol pelo Bayern de Munique
Robben comemora gol pelo Bayern de Munique

O Schalke 04 não começou a nova temporada com o pé direito. O início na Bundesliga foi marcado pela derrota por 2 a 1 para o Hannover, fora de casa, e a tentativa de recuperação em casa não poderia ser contra um adversário mais árduo. O Bayern de Munique, que basicamente joga em sua própria liga na Alemanha, visita os azuis reais e, embora justificadamente temido, não empolgou tanto assim na estreia. Os bávaros conquistaram os três pontos, mas a vitória por 2 a 1 sobre o Wolfsburg não veio sem esforço. Robben desequilibrou, Thomas Müller marcou, e a sequência do bom trabalho apresentado pela dupla na Copa também no início da temporada europeia deixou o torcedor do atual bicampeão com um sorriso no rosto, apesar das complicações defensivas. Para ajudar a resolver isso, Benatia, melhor zagueiro do último Italianão, chegou. Muito desfalcado (quatro contundidos, entre eles Thiago Alcântara e Schweinsteiger), o Bayern precisará se esforçar ainda mais que em sua estreia para levar os três pontos dessa vez.

Real Sociedad x Real Madrid
Domingo, 16h (ESPN Brasil)

A tão obcecada décima conquista de Liga dos Campeões enfim chegou ao Santiago Bernabéu na temporada passada, e é de se imaginar que em time estrelado e campeão não se mexe, certo? Não é o caso do Real Madrid, que mesmo tendo encaixado uma equipe fortíssima no ano passado, com um esquema consolidado, preferiu repetir o ritual de sempre de presentear seus torcedores com contratações desnecessárias. Com as chegadas de James Rodríguez e Toni Kroos, o clube se desfez de Xabi Alonso e Di María e agora precisa mais uma vez fazer o time engatar. Na estreia em La Liga, na semana passada, a vitória em casa contra o Córdoba, por 2 a 0, veio mais graças aos talentos individuais de Cristiano Ronaldo e Benzema que por causa de uma boa apresentação. O time não convenceu, e a resposta precisa vir na segunda rodada contra a competitiva Real Sociedad, em San Sebastián. Teste importante para os comandados de Ancelotti.

Vale uma zapeada

Milan x Lazio
Domingo, 13h

Assim como o Manchester United na Inglaterra, o Milan viveu uma temporada passada fraca e pagará por isso com a ausência de competições europeias nesta temporada. A aposta em Seedorf como técnico para salvar a campanha anterior não adiantou, e agora a diretoria rossonera coloca suas fichas em outro ídolo do clube: Filippo Inzaghi. Após uma pré-temporada pouco empolgante, com derrotas por 5 a 1 para o Manchester City e por 3 a 0 para o Olympiacos, por exemplo, o torcedor não está lá tão esperançoso com a renovação. Mas temporada regular é diferente, e um início com triunfo no primeiro jogo oficial, diante da Lazio, pode colocar o clube em uma situação um pouco mais confortável neste início de trabalho. O elenco é mais forte que o da última edição, com as chegadas de Diego López, Fernando Torres, Ménez, Alex, entre outros, mas Pippo Inzaghi terá o desafio de fazer esse conjunto todo render resultados.

O reencontro

Eto’o e Lukaku
Everton x Chelsea
Sábado, 13h30 (Fox Sports)

Independentemente da escolha de Roberto Martínez para o ataque nesta rodada, o Goodison Park será palco de algum reencontro. O Everton recebe o Chelsea em Liverpool tendo à disposição dois ex-atacantes dos londrinos, Lukaku e Eto’o. O primeiro já vestiu a camisa dos Toffees na temporada passada e, embora pertencesse aos Blues, quase não teve oportunidade no clube. Acabou negociado com o Everton, na maior transação da história da agremiação, que foi atrás também de Eto’o, cujo contrato com o Chelsea se encerrou no fim da temporada passada. O camaronês está louco para pegar sua ex-equipe e marcar em cima do técnico que o chamou de velho – episódio que levou Eto’o a comemorar gol pelos Blues provocando Mourinho na temporada passada. O Everton teve início regular, com quatro pontos em dois jogos, e o Chelsea venceu e convenceu em suas duas apresentações, com destaque para o impacto imediato de Fàbregas no setor de meio de campo. A previsão é de jogo movimentado em Liverpool.

O cara

Ángel Di María
Burnley x Manchester United
Sábado, 08h45 (ESPN Brasil)

Di María vestirá a camisa 7 no United (Divulgação)
Di María vestirá a camisa 7 no United (Divulgação)

O Manchester United namorou Di María por muito tempo, e o início ruim de Van Gaal na Premier League acabou acelerando o processo e fazendo o time desembolsar € 75 milhões pelo argentino, contratação mais cara da história do futebol inglês. Na coletiva de apresentação do jogador, o técnico holandês deu a entender que pretende utilizá-lo já contra o Burnley, neste final de semana, apesar de não especificar se como titular ou reserva. Di María foi o melhor coadjuvante da temporada passada no futebol europeu. Mais barato que Bale e menos estelar que Cristiano Ronaldo, evidentemente não poderia ser visto como protagonista no Real, mas foi o grande nome da decisão da Champions League contra o Atlético de Madrid. Chega ao United em condição inédita em sua carreira: como salvador da pátria. O próprio Van Gaal pediu que não esperem milagre do argentino, mas todos os olhos da imprensa inglesa neste final de semana estão sobre o novo dono da prestigiada camisa 7 dos Red Devils.

O brasileiro

David Luiz
Paris Saint-Germain x Saint-Étienne
Domingo, 16h

O PSG desembolsou € 50 milhões para contar com David Luiz, transformando-o no zagueiro mais caro de todos os tempos. O desempenho do beque na Copa do Mundo, especialmente nas derrotas para Alemanha e Holanda, foi assustador para quem pagou tanto, e o brasileiro começa a temporada tendo que se provar como zagueiro, antes mesmo de justificar o investimento. Neste domingo, terá pela frente um desafio interessante: os parisienses recebem o Saint-Étienne, que começou a Ligue 1 com duas vitórias e um empate e ocupa a segunda colocação da competição, atrás do Bordeaux, único 100%. O ataque do Saint-Étienne mostrou-se eficiente sobretudo nas duas primeiras rodadas, com cinco gols marcados, e David Luiz será o principal responsável por brecá-lo, já que Thiago Silva segue como desfalque por lesão.