Nos últimos dias, às vésperas da Data Fifa, diferentes seleções aproveitaram o momento para lançar novos uniformes. A Romênia foi uma delas, mas não se contentou apenas com isso. Os romenos também apresentaram uma nova identidade visual à equipe nacional, com o novo escudo da federação. Abandonam o emblema que se tornou clássico, especialmente pela participação na Copa do Mundo de 1994, e adotam uma imagem completamente diferente. Nela, há a representação de cinco animais, simbolizando cinco regiões diferentes do país – como informa o amigo João Vítor Roberge, n’O Craiovano.

O antigo escudo da Romênia já era relativamente novo. Ele foi adotado justamente às vésperas da Copa de 1994. A federação tinha outro emblema na fase anterior, utilizado inclusive nos Mundiais de 1970 e 1990. A representação das diferentes regiões do país no símbolo, aliás, não é nova. Ela era usada no antigo brasão da seleção tcheca, que também adotou uma mudança visual recente.

Vale dizer que a Romênia não está sozinha na empreitada. Também nesta semana, o Japão mudou o seu escudo. As novidades, porém, são mais sutis, limitadas ao formato do emblema.


Os comentários estão desativados.