A reta final das grandes ligas europeias pode guardar até dois campeões de peso para este final de semana, ainda que as atenções se concentrem mais sobre as acirradas disputas na Espanha e na Inglaterra. Pelo Brasil, os estaduais e regionais vêm recheados de clássicos. Além disso, também há a grande rodada das rivalidades na Argentina e acessos pipocando pela Europa. Confira o roteiro:

– Confira a programação de TV completa

O jogão

Fiorentina x Juventus
Domingo, 15h45 (ESPN Brasil)

O desempenho da Juventus na Serie A é espantoso. Nas últimas 23 rodadas, a Velha Senhora conquistou 67 pontos em 69 possíveis. Arrancada que fez os rivais comerem poeira e pode garantir a taça já nesta rodada, com uma vitória simples sobre a Fiorentina e um tropeço do Napoli na segunda, diante da Roma no Estádio Olímpico. A visita ao Artemio Franchi nem deverá ser das tarefas mais difíceis, considerando a má fase da Viola, que deixou de sonhar com a Champions. No primeiro turno, em Turim, os bianconeri venceram por 3 a 1.

Fique de olho também

Hertha Berlim x Bayern de Munique
Sábado, 10h30 (Fox Sports 2)

O desafio não é dos mais simples. O Bayern de Munique visita uma das surpresas da Bundesliga, pensando também no jogo decisivo que terá no meio de semana, pela Liga dos Campeões. Não à toa, segundo a imprensa alemã, Pep Guardiola levou apenas 17 jogadores a Berlim. Mas também pode ser a partida que selará o inédito tetracampeonato dos bávaros. Restando quatro rodadas, o Bayern soma sete pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund. Para erguer a Salva de Prata, precisa vencer e torcer pela derrota dos aurinegros, que visitam o Stuttgart, também no sábado.

Schalke 04 x Bayer Leverkusen
Sábado, 13h30 (ESPN)

Se a briga pelo título na Bundesliga parece definida, sobra emoção na disputa pelas duas últimas vagas à Champions. O Bayer Leverkusen vem embalado e se aproveitou dos tropeços de seus adversários para tomar a terceira posição. No entanto, terá missão difícil ao visitar o Schalke 04, seis pontos atrás, em Gelsenkirchen. Os Azuis Reais não vencem há três partidas, mas é preciso levar em conta que pegaram justamente Bayern e Dortmund no intervalo. Hertha, Borussia Mönchengladbach e Mainz 05 seguem no páreo.

Marcus Rushford comemora: quatro gols em dois jogos (AP Photo/Jon Super)

Everton x Manchester United
Sábado, 13h15 (ESPN Brasil)

Wembley receberá um duelo de objetivos diferentes. O Everton busca salvar a sua temporada, enquanto o Manchester United tenta o título que a abrilhante ao menos um pouco. A péssima fase dos Toffees pesa contra, especialmente depois do massacre no clássico contra o Liverpool. Se serve se consolo, vale relembrar a grande atuação de Lukaku na eliminação do Chelsea, nas quartas de final. O United, por sua vez, pega o embalo da Premier League, apesar da sofrida classificação diante do West Ham. No domingo, o outro finalista sai do interessante duelo entre Crystal Palace e Watford.

Sevilla x Betis
Domingo, 11h (ESPN)

O grande clássico da Andaluzia não tem tantas pretensões para a tabela do Campeonato Espanhol. O Sevilla pode cavar, no máximo, uma vaga na Liga Europa, enquanto o Betis aparece a salvo do rebaixamento. Assim, vale o gosto de mandar na cidade. Goleados por 4 a 0 no Ramón Sánchez-Pizjuán durante o primeiro turno, os verdiblancos querem ao menos uma revanche digna, podendo ainda ver o quinto triunfo continental dos rojiblancos ao final da temporada. Ao menos a consolação.

Roma x Napoli
Segunda-feira, 10h (Fox Sports 2)

Se você estiver em casa na segunda-feira, a Serie A trará três jogos para acompanhar. O principal deles abre o dia, justamente botando frente a frente os dois postulantes à vaga na Champions. Dificilmente napolitanos e romanistas perdem seu lugar na competição. Contudo, o duelo pode definir quem vai diretamente à fase de grupos, com os partenopei cinco pontos à frente. E, considerando o desempenho recente dos italianos nas preliminares, não é tão bom assim dar mole. Além disso, dependendo do resultado da Juventus, um tropeço dos celestes também pode entregar a taça à Velha Senhora.

O reencontro

Rayo Vallecano x Real Madrid
Sábado, 11h (Fox Sports)

Depois dos tropeços do Barcelona nas últimas rodadas, La Liga voltou a se abrir. E a corrida entre os três gigantes acontece toda no sábado. O Real Madrid encara um ambiente um tanto quanto hostil em Vallecas, visitando o Rayo Vallecano. Os vizinhos vêm entalados pelos 10 a 2 do primeiro turno, dependendo da vitória na luta contra o rebaixamento. Já os merengues sabem que não terão Cristiano Ronaldo, poupado após sentir desconforto na coxa. A equipe de Zinedine Zidane poderá assumir provisoriamente a liderança. Na sequência do sábado, o Atlético de Madrid terá o compromisso mais indigesto, recebendo o Málaga. O Barcelona, por sua vez, defende a ponta contra o Sporting de Gijón, no Camp Nou.

Os clássicos

Torcida do Boca Juniors na Bombonera antes do jogo contra o River Plate, que acabaria suspenso (AP Photo/Victor R. Caivano)

Campeonato Argentino
Sábado e domingo

Em rodada de derbies, seria um sacrilégio escolher apenas uma partida do Campeonato Argentino neste final de semana. No sábado, os grandes destaques ficam para San Lorenzo e Huracán no Nuevo Gasómetro, enquanto Gimnasia e Estudiantes se encontram em La Plata. E sem falar no Lanús, que tentará sustentar a melhor campanha recebendo o Banfield. Já o domingo guarda os clássicos mais efervescentes. Às 14h, Rosário entra em chamas com o Newell’s Old Boys recebendo o Rosario Central, classificado na Libertadores. As maiores expectativas se concentram às 16h15, na Bombonera, quando o Boca Juniors encara o River Plate. Clima tenso especialmente pelas confusões recentes envolvendo os rivais, inclusive na pré-temporada. Já às 18h45, o Cilindro tremerá a partir do momento em que o Racing entrar em campo para desafiar o Independiente.

Pelo Brasil

Remo x Paysandu
Sábado, 18h30 (Esporte Interativo e EI Maxx)

Já virou costume: pela terceira temporada consecutiva, o Re-Pa decide um dos finalistas da Copa Verde. Nos anos anteriores, as duas equipes ficaram na igualdade: o Paysandu avançou à primeira decisão, enquanto os pênaltis colocaram o Remo na segunda. Ambos se frustraram na hora de levar a taça, derrotados respectivamente por Brasília e Cuiabá. Neste sábado, o Papão leva a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1. Do outro lado da chave, o Gama recebe a Aparecidense com a mão na vaga, depois dos 3 a 1 em Goiás.

Vasco x Flamengo
Domingo, 16h (Globo, Band e Premiere)

Manaus recebe a semifinal do Campeonato Carioca e deverá servir de panela de pressão para o clássico. O Vasco escolheu mandar o jogo na capital do Amazonas, sabendo dos compromissos dos rivais pela Copa do Brasil no meio de semana. Aproveita-se do desgaste, até em uma partida na qual terá a vantagem do empate. Enquanto isso, o Fla busca expurgar os cruzmaltinos, diante do jejum nas últimas oito partidas. Um pouco mais tarde, o outro finalista do estadual sairá do encontro entre Botafogo e Fluminense, este motivado após conquistar o título da Primeira Liga.

Santos x Palmeiras
Domingo, 16h (Globo, Band e Sportv)

A final da Copa do Brasil segue no imaginário de santistas e palmeirenses, por mais que muito tenha acontecido desde então. De qualquer maneira, não será surpreendente se muitos olharem a semifinal do Paulistão como a oportunidade de revanche, até pela rivalidade que se intensificou, principalmente entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira. Para um primeiro semestre abaixo das expectativas de ambas as equipes, o estadual é prenúncio de dias melhores. Do outro lado da chave, no sábado, o Corinthians pega o Osasco Audax.

O cara

Riyad Mahrez (Meia, 24 anos) – Nascido na França, estreou profissionalmente em 2009, pelo Quimper, da quarta divisão. Um ano depois estava no time b do Le Havre, também da quarta, e precisou de duas temporadas até ganhar uma chance no elenco principal. Destaque na Ligue 2, chegou ao Leicester em janeiro de 2014, por £ 375 mil, e logo ajudou no acesso.

Riyad Mahrez
Leicester x Swansea
Domingo, 12h15 (ESPN Brasil)

O líder da Premier League dará mais um passo rumo ao final de sua campanha histórica. E, em teoria, o Leicester encarará o seu jogo mais tranquilo até o término da Premier League. Recebe no Estádio King Power o Swansea, que aparece na parte inferior da tabela, mesmo não correndo mais riscos de rebaixamento. No primeiro turno, as Raposas tiveram uma de suas melhores atuações justamente em Gales, com os 3 a 0 comandados por um hat-trick de Riyad Mahrez. O argelino precisará ser brilhante mais uma vez, principalmente diante da suspensão de Jamie Vardy. Após fazer sua parte no domingo, o time de Claudio Ranieri seca na segunda o Tottenham, cinco pontos atrás. Os Spurs enfrentam o West Brom em White Hart Lane.

O brasileiro

Hulk
Rostov x Zenit
Domingo, 13h30

Seis rodadas restantes e cinco postulantes ao título. O Campeonato Russo empolga nesta reta final pela alta rotatividade em sua disputa. E o domingo guarda uma decisão: atual campeão, o Zenit desafia a grande surpresa da temporada, o líder Rostov. A equipe estrelada por Hulk aparece dois pontos atrás, mas vem embalada, com cinco vitórias consecutivas. No meio dos dois, ainda há o CSKA Moscou, que faz clássico contra o Dinamo. Mais atrás, a cinco pontos do topo, Lokomotiv Moscou e Krasnodar ainda sonham.

Vale taça

Paris Saint-Germain x Lille
Sábado, 16h

Se não tem mais a Liga dos Campeões ao seu alcance, resta ao Paris Saint-Germain terminar de devastar a temporada francesa. Neste sábado, os parisienses disputam a decisão da Copa da Liga em Saint-Denis. Atual bicampeão, o time de Laurent Blanc terá como desafiante o Lille, em sua primeira final no torneio. Ocupando a sexta posição na Ligue 1, os Dogues também buscam ao menos confirmar a vaga na Liga Europa.

Vale Mundial

Auckland City x Team Wellington
Sexta-feira, 23h

O primeiro time classificado para o Mundial de Clubes sai na madrugada. O Auckland City tenta manter a hegemonia na Oceania, buscando o oitavo título (e o sexto consecutivo) da Liga dos Campeões. Jogará diante de sua torcida, mas terá missão difícil contra os compatriotas do Team Wellington. Vice-campeão continental em 2015, os aurinegros foram campeões neozelandeses nesta temporada batendo justamente o Auckland na final, por 4 a 2. Hegemonia que se intensifica como rivalidade.

Acessos pela Europa

boro

Middlesbrough x Ipswich
Sábado, 11h

A Championship conta com uma briga bastante interessante nesta temporada. E a definição dos clubes que subirão à Premier League 2016/17 parece próxima. Após grandes investimentos e boas campanhas nas copas nacionais, o Middlesbrough lidera com dois pontos de vantagem, faltando três rodadas para o final. Neste final de semana, tem a chance de se aproximar da elite diante do Ipswich, oitavo colocado. Também estão no páreo pela vaga direta Burnley e Brighton & Hove, ambos com 84 pontos. Já os playoffs devem ser completados por Hull City, Derby County e Sheffield Wednesday.

Crotone x Como
Sábado, 10h

Não é só a primeira divisão italiana que pode contar com festa antecipada neste final de semana. As duas vagas diretas do acesso na Serie B têm chances de serem definidas também na rodada. Restando cinco jogos, Crotone e Cagliari aparecem isolados na ponta. Uma vitória contra o Como, em casa, talvez garanta a estreia do Crotone na elite, caso outros rivais mais abaixo tropecem. Enquanto isso, o clube da Sardenha depende de uma combinação de resultados maior, recebendo o Virtus Lanciano. Para os playoffs, as seis vagas devem ficar entre Bari, Trapani, Pescara, Cesena, Speia, Novara, Virtus Entella e Brescia.

Kaiserslautern x RB Leipzig
Segunda-feira, 15h15

Não há muitos mistérios na segundona alemã. Freiburg e RB Leipzig têm tudo para ficar com as duas vagas diretas, enquanto o Nuremberg é favoritíssimo para os playoffs de acesso. Nesta sexta, o Freiburg fez sua parte ao vencer o Duisburg e sobe com um tropeço do Nuremberg. Já as expectativas se concentram sobre o RB Leipzig e seu grande investimento para chegar à elite. Não dá para garantir a vaga nesta rodada, mas o triunfo contra o tradicional Kaiserslautern adianta bastante o seu serviço.